A Veja São Paulo prepara a estreia de um novo portal, prevista para o final de setembro, e uma integração total entre as redações de impresso e digital. A mudança começa em casa, com alguns profissionais da própria redação. O editor Marcelo Ventura, por exemplo, já coordena o Roteiro da Semana na versão impressa e será também o responsável pelo editorial do site, enquanto Mariane Nishihata responderá pela parte de produto. Ambos se reportam à diretora de Redação Alecsandra Zapparoli, subordinada ao diretor editorial de Veja Cidades, Carlos Maranhão. Para fazer frente às mudanças e ampliação do alcance editorial da marca, tanto no impresso quanto no digital, Veja São Paulo reforçou a equipe. Retorna à casa, por exemplo, Rachel Verano, que, depois de uma temporada de sete anos no exterior e uma rápida passagem pela Globo Condé Nast (onde foi editora de Cultura e Lifestyle da Glamour), assume a edição de Veja São Paulo. Ela substitui a Claudia Jordão, que deixou a revista há dois meses para tocar projetos pessoais. Também passa a integrar a equipe Adriana Ferreira Silva, após 12 anos de Folha de S.Paulo, onde foi repórter, editora do Guia da Folha e editora assistente da Ilustrada. De lá também vem Milena Emilião, repórter do Guia. Do site Glamurama chega a repórter Juliene Moretti. Também foi contratada Carolina Romanini, ex-Veja e ex-Peixe Urbano. Do MSN vem Diego Maia, que assume como editor de Mídias Sociais. Para assumir a edição de Arte do site volta à editora Renata Aguiar, que já atuou na revista Recreio e no site Abril.com ? estava, recentemente, no Estadão.com. Como analista de produto do site foi anunciada Fernanda Grumach, que passou por R7 e Ogilvy. Até outubro devem chegar outros profissionais. Recorde histórico – Em paralelo, a revista lança neste sábado (15/9) a 16ª edição de seu especial Comer & Beber, que bate o recorde histórico de páginas (652 no total) e de anúncios (309). São 1.310 endereços de restaurantes, bares, comidinhas e vinhos. Ele também estará disponível no iPad e em aplicativo para smartphones. Maurício Lima passa a publisher da Veja Rio Maurício Lima, diretor de Redação da Veja Rio, acaba de assumir também a direção da área Comercial, no recém-criado cargo de publisher da revista. Maurício ingressou na Abril em 1997 pelo Curso Abril de Jornalismo. Foi repórter e editor da Veja, e editor-executivo da Exame até 2009, quando passou a responsável pela Veja Rio. Trabalhou nove anos em São Paulo e voltou ao Rio há três, pouco antes do anúncio das Olimpíadas. A proximidade dos grandes eventos e a crescente importância da cidade em termos culturais, turísticos e de negócios levou a revista a acompanhar essa mudança, ampliando seu escopo. Veja Rio deve adotar uma postura mais agressiva para expor a marca e já lançou a campanha Sou fã, seja fã você também, criada pela McCann. A veiculação começou nas revistas da Abril, nas ações em eventos como o ArtRio e na orla, e deve chegar à televisão. Editorialmente, permanece a característica como guia de entretenimento e lazer, mas agora abrangendo outras áreas que impactam o carioca, como segurança e economia. Um importante investimento está previsto para junho do próximo ano: a ampliação da área de internet, com a contratação de cerca de 20 profissionais ? hoje há cinco pessoas na equipe. O objetivo é buscar novos leitores, ampliando os assuntos tratados e veiculando parte da cobertura em inglês. No novo cargo, Maurício passa a se reportar ao diretor Comercial de Administração da Unidade de Negócios Veja Cláudio Ferreira. Andrea Veiga, gerente de Vendas de Publicidade que atende Veja Rio, responderá diretamente a Maurício. Em termos editoriais, ele continua ligado a Carlos Maranhão, diretor Editorial de Veja Cidades. Na revista, acumula por enquanto as antigas funções e, para isso, conta com a ajuda do editor-chefe Daniel Hessel Teich.