Primeiro “jornal sem jornal” do mundo, ACapa está lançando nesta quinta-feira (9/5) uma campanha de financiamento coletivo no Catarse para marcar os três anos de publicação das capas críticas, interpretativas e irreverentes sobre o Brasil atual. A modalidade escolhida é a assinatura recorrente, em que o leitor define quanto quer doar mensalmente para financiar o projeto e ganha recompensas de acordo com a contribuição. Para participar, é só entrar no site do Catarse e escolher o valor mensal.
Com o slogan A primeira página que você não vê no jornal que você lê, ACapa conquistou mais de 20 mil seguidores em Facebook, Instagram e Twitter. Produzido pelos jornalistas Edgar Gonçalves Jr., Fabrício Cardoso e Nélson Nunes, com design de Tchô Hermes, todos com experiência em capas e prêmios de jornalismo no currículo, o projeto consiste na criação de uma peça gráfica e um texto de apresentação sucinto sobre um tema do noticiário, inspirados na linguagem de primeira página de jornais e revistas. “A repercussão e a interação entre os leitores são intensas, sendo que algumas capas têm alcance orgânico superior a meio milhão”, diz Nélson.
Ele ressalta que, embora tenha alcançado popularidade junto a leitores e estudantes de Jornalismo, ACapa surgiu como um projeto experimental e nunca recebeu verba de patrocinadores, governos, partidos ou políticos: “Até hoje, os custos têm sido bancados pelos próprios editores”.
Com o financiamento coletivo, estão previstas melhorias como a criação de uma loja virtual para vender camisetas, porta-copos, pôsteres e outros artigos estampando as capas de grande repercussão. “Nosso objetivo com a campanha de assinaturas é ingressar numa fase mais estruturada para oferecer um conteúdo cada vez melhor”, diz Gonçalves.