Um acordo entre TV Tribuna, TV Capixaba e a Rede Sim promete reorganizar as afiliações de emissoras no Espírito Santo em 2025. A partir de 1º de janeiro, a TV Tribuna deverá retransmitir a programação da Band, enquanto a Rede Sim assumirá como nova afiliada do SBT e a TV Capixaba ficará responsável pela Record News. Conforme informado por A Gazeta, o entendimento foi discutido em uma reunião entre representantes jurídicos e comerciais, mas ainda precisa ser formalizado. A iniciativa busca encerrar disputas judiciais relacionadas às afiliações no estado.
As negociações foram motivadas por desentendimentos entre o SBT e a TV Tribuna, que enfrentaram impasses desde o início de 2023. Apesar de o SBT ter assinado contrato com a Rede Sim, a Justiça de Pernambuco determinou a continuidade do vínculo com a TV Tribuna, considerando os investimentos feitos pela emissora. Esse cenário impulsionou a Rede Tribuna, de Recife, a buscar uma parceria com a Band, alinhando interesses com a Rede Sim e a TV Capixaba para reorganizar o mercado local.
No novo arranjo, a TV Capixaba, do grupo Sá Cavalcante, assumirá apenas a programação da Record News, sem mudanças na rádio BandNews. A TV Tribuna deve manter a programação local, podendo incluir conteúdos da Band, enquanto a Rede Sim ajustará sua grade para abrigar a programação do SBT. As emissoras envolvidas não comentaram oficialmente o acordo, que, se formalizado, deverá estabilizar as operações no estado e encerrar as disputas.
- Leia também: Conheça os vencedores do 1° Prêmio Ibá de Jornalismo