Terá início na próxima quinta-feira (15/8) a eleição dos +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira de 2024, que homenageará profissionais e veículos de todo o País eleitos pelos próprios jornalistas e por colegas de áreas como comunicação, marketing, publicidade, academia, entre outras.
Organizada por Jornalistas&Cia em parceria com os sites Neo Mondo e 1 Papo Reto e com a Rede JP – Jornalistas Pretos, a premiação elegerá os profissionais TOP 50 Brasil, os TOP 5 Profissionais de Imagem (foto e vídeo), os Veículos TOP 5 (Geral e Liderados por Jornalistas Negros ou Negras), além de promover homenagens especiais aos profissionais Decanos e à Revelação e Personalidade do Ano.
Neste primeiro turno, cada pessoa pode votar uma única vez, indicando até cinco nomes em cada uma das categorias. Os profissionais e veículos com o maior número de indicações classificam-se para o segundo turno, que definirá os vencedores da edição 2024. Ficará reservada para a festa de premiação a revelação dos profissionais TOP 10 e dos campeões das categorias Profissional de Imagem (foto e vídeo), Veículo Geral e Veículo Liderado por Jornalista Negro ou Negra, bem como os campeões regionais.
Poderão ser votados jornalistas negros e negras em atividade em redações jornalísticas de qualquer região do País e de quaisquer plataformas editoriais (mídia impressa, eletrônica ou digital) e tipo (jornal, rádio, TV, revista, internet, blog, canal digital, podcast etc.), independentemente do porte, segmento ou especialização. E veículos jornalísticos – gerais ou especializados/segmentados – reconhecidos por atuar na cobertura de temas raciais e pelo empenho na luta antirracista no jornalismo brasileiro.
A festa de premiação também já tem data e local definidos. Será na noite de 11 novembro, no Itaú Cultural, em São Paulo, uma das entidades aliadas ao projeto, que também conta com o patrocínio da Unilever e o apoio da Latam Airlines.
- Leia também: Os 100 anos de Wilson Figueiredo