O Facebook anunciou nessa quinta-feira (24/5) parceria com a AFP (Agence France Press) para seu programa de checagem de notícias no Brasil. A agência vai começar a verificar notícias compartilhadas no Facebook em junho. Os parceiros da rede social também checarão fatos em fotos e vídeos no futuro. A parceria entre a plataforma e agência de notícias atuará também na Colômbia e no México.
No Brasil, a ação de fact-checking do Facebook foi lançada na semana passada e já está em andamento com as agencias Aos Fatos e Lupa. No modelo do programa, as notícias identificadas pelos veículos jornalísticos como falsas perdem relevância no algoritmo da rede social e passam a ser exibidas para menos usuários quando são compartilhadas. As agências são acionadas quando usuários marcam algum conteúdo como falso em seu feed de notícias.
Caso os jornalistas confirmem que não há fatos que sustentem a notícia, o Facebook reduz a distribuição orgânica do conteúdo e impede que os posts sejam impulsionados. O sistema também alerta os usuários que desejam compartilhar a postagem de que o conteúdo foi contestado por jornalistas.