3.8 C
Nova Iorque
sexta-feira, novembro 22, 2024

Buy now

Agência Lupa, com Facebook, lança o projeto Lupe

Cristina Tardáguila ([email protected] e 21-2586-6024 / 981-127-970), diretora da Agência Lupa, anunciou em 2/4 o projeto Lupe, dedicado à checagem de conteúdos relacionados às eleições deste ano no Brasil. A iniciativa tem apoio do Facebook, onde Cláudia Gurfinkel responde pelas parcerias com veículos de mídia na América Latina. Hospedado na página da Lupa no Facebook, vai usar tecnologia que já foi testada em períodos eleitorais por outros membros da International Fact-Checking Network, rede de checadores da qual a Lupa faz parte.

O que está programado: (1) Verificação de declarações de candidatos à Presidência, em texto e vídeos, e de candidatos a governador em texto, tendo os candidatos o direito de se manifestarem nas análises publicadas. (2) A Agência Lupa selou uma parceria com o AppCívico para trazer ao Brasil uma tecnologia inspirada na que a plataforma Les Decodéurs/Le Monde usou durante as eleições presidenciais da França em 2017. Um robô no Messenger confronta palavras-chave com o acervo da Agência Lupa, apresenta a conclusão (verdadeiro, falso, exagerado etc.) e links para encontrar mais dados sobre o tema. (3) Haverá um espaço dedicado à checagem de boatos que afetam a reputação e as biografias de presidenciáveis, em conjunto com as equipes de campanha dos próprios candidatos. (4) Informações sobre as regras eleitorais brasileiras, a partir de levantamento com o TSE e TREs, para esclarecer boatos, principalmente sobre voto em branco e voto nulo.

 

Related Articles

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
22,043FãsCurtir
3,912SeguidoresSeguir
22,100InscritosInscrever

Últimas notícias

pt_BRPortuguese