A Associação de Jornalismo Digital (Ajor) e a Embaixada do Reino Unido no Brasil lançaram o Prêmio de Jornalismo Digital Socioambiental, que vai premiar trabalhos jornalísticos com foco em pautas socioambientais em duas categorias. As inscrições vão até 30/4.
O prêmio é uma homenagem póstuma a Bruno Pereira e Dom Phillips, assassinados em junho de 2022, no Vale do Javari, no Amazonas. Segundo texto publicado no site da Ajor, a premiação é um “reconhecimento ao legado de Bruno e Dom na defesa do meio ambiente e dos povos originários”. Além disso, o prêmio faz parte das celebrações do bicentenário das relações diplomáticas entre Reino Unido e Brasil.
As duas categorias são Melhor Reportagem Socioambiental e Melhor Cobertura Socioambiental Local. Podem ser inscritos trabalhos publicados entre 31 de março de 2024 e 31 de março de 2025. Os finalistas serão anunciados no dia 25 de maio. O vencedor de cada uma das categorias será premiado com R$ 10 mil.
“Diante da emergência climática e o papel da desinformação nesse contexto, a cobertura socioambiental precisa ser reconhecida e apoiada”, disse Maia Fortes, diretora executiva da Ajor. “O prêmio é uma oportunidade de valorizar profissionais e organizações comprometidos com pautas que conscientizem a sociedade, influenciem governos e fomentem o debate público. É também uma forma de fortalecer a construção de um futuro sustentável e resiliente”.