O Governo de Alagoas criou um Núcleo de Integridade da Informação no estado, política pública que tem o objetivo de combater a disseminação de notícias falsas. A iniciativa é pioneira no Brasil e Alagoas torna-se o primeiro estado do País a ter uma política pública voltada ao enfrentamento das fake news.
Coordenado pela Secretaria de Comunicação de Alagoas, o núcleo vai fazer a verificação e checagem de informações relacionadas à administração pública, mas também a temas como saúde, meio ambiente, segurança pública e direitos humanos. Além disso, o projeto atuará na promoção de educação midiática e redução os impactos da desinformação, em parceria com universidades públicas, incluindo a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ministérios e outras instituições.
“Não podemos aceitar que mentiras levem famílias a não vacinar seus filhos, como já presenciamos”, afirmou Wendel Palhares, secretário de Comunicação. “A desinformação muitas vezes gera lucros políticos e econômicos para quem a produz. Por isso, é fundamental combatê-la com responsabilidade e compromisso com a verdade”.
O projeto piloto do Núcleo, focado em incentivar informações confiáveis sobre vacinação, começará em abril. A iniciativa vai selecionar uma cidade cujo índice de vacinação é baixo e vai mensurar a efetividade da prática, comparando com a melhora dos índices vacinais.