Uma aliança global pretende colocar na próxima semana a crise climática no centro da cobertura jornalística de mais de 200 meios de comunicação, entre jornais, sites, rádios, canais de tevê e podcasts. Batizada de Covering Climate Now, a iniciativa é capitaneada pelas revistas norte-americanas The Nation e Columbia Journalism Review, e conta até o momento com três parceiros brasileiros: o canal My News, o Insper e a jornalista Isabel Seta.
A ideia é que todos os meios parceiros se comprometam a publicar o equivalente a uma semana de conteúdo sobre mudança climática no contexto da Cúpula de Ação Climática da ONU, que será realizada em Nova York, em 23 de setembro.
“A ideia, no início, era focar o projeto na imprensa norte-americana”, explicou ao Centro Knight Mark Hertsgaard, correspondente ambiental da The Nation. “Foi uma surpresa boa quando tantos veículos de outros países começaram a entrar em contato conosco e a dizer ‘ei, queremos fazer parte disso também’”.
Até o momento, o projeto conta com cerca de 230 meios jornalísticos do mundo todo, mais parceiros institucionais e jornalistas independentes. “Não é tarde demais para que os meios participem”, disse ele. Veículos e profissionais interessados podem entrar em contato pelos e-mails [email protected] e [email protected].
(Com informações do Centro Knight)