Em concorrida cerimônia realizada na noite desta segunda-feira (11/11), no Itaú Cultural, em São Paulo, foram homenageados os +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira 2024. Em sua segunda edição, a iniciativa promovida por Jornalistas&Cia, 1 Papo Reto, Neo Mondo e Rede Jornalistas Pretos – Jornalistas pela Diversidade na Comunicação reconheceu Aline Midlej, âncora do Jornal das Dez, da GloboNews, como a +Admirada Jornalista do Ano.

“Me sinto tão honrada de estar entre colegas que admiro tanto, que são referência, faróis para mim, no sentido de como enxergam a notícia, como enxergam o outro, como enxergam o comprometimento ético da nossa profissão”, declarou Aline. “Me sinto fortalecida com essa premiação, que é como um abraço, aquele abraço que a gente precisa todos os dias para seguirmos adiante. Tem dias que precisamos de um abraço ainda mais apertado, então esse abraço que recebo hoje, com essa premiação, esse reconhecimento, de ser a jornalista negra +Admirada do País, é grande um abraço, é uma sensação que vou levar pra todos os dias adiante, pois é algo que vai me ajudar muito a seguir, com a certeza de que nosso trabalho faz a diferença”.

Quarta colocada no ano passado, Roberta Garcia, do Instituto Conhecimento Liberta – ICL, subiu duas posições em 2024 e terminou na segunda posição geral, enquanto Basília Rodrigues, da CNN Brasil, saltou da décima para a terceira posição. Completaram os TOP 10, pela ordem, Matheus Meirelles (GloboNews), Adriana Couto (TV Cultura/Nova Brasil FM), Jessica Moreira (TV Globo/Nós, Mulheres da Periferia), Diego Sarza (UOL), Ana Beatriz Felicio (TV Globo), Beatriz Arcoverde (EBC) e Aline Aguiar (TV Globo).

Nas categorias regionais, os mais votados foram Luciana Barreto, âncora da TV Brasil, no Sudeste; Luiz Maza, repórter de Moda do Metrópoles, no Centro-Oeste; Aline Reis, repórter do Jornal Plural, na Região Sul; Fabiana Moraes, do The Intercept Brasil, no Nordeste; e Katia Brasil, cofundadora da agência Amazônia Real, na Região Norte.

Ainda entre os prêmios para profissionais, a fotógrafa e artista visual Marcela Bonfim, do Amazônia Negra, venceu o prêmio na categoria Imagem/Vídeo, enquanto nas duas categorias destinadas aos veículos o site Alma Preta foi o vencedor em Veículo Liderado por Jornalistas Negros e a TV Globo na categoria Veículo Geral.

A relação completa com os TOP 50 +Admirados Jornalistas do Ano e todos os homenageados nas demais categorias para profissionais e veículos estão disponíveis na edição especial de Jornalistas&Cia.

Prêmios especiais

Outro ponto alto da noite ficou por conta das entregas dos prêmios especiais. Um dos principais nomes mundiais da atualidade na luta contra o racismo no esporte, o jogador de futebol Vini Jr., da Seleção Brasileira e do Real Madrid, foi homenageado com o Troféu Glória Maria – Personalidade do Ano.

Também foram homenageados Valdice Gomes e Dennis de Oliveira, com o Troféu Luiz Gama – Decana e Decano do Jornalismo, e a repórter acreana Hellen Lirtêz, com o Troféu Tim Lopes – Revelação do Ano.

A eleição dos +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira 2024 tem Patrocínio Ouro da Unilever, Patrocínio Bronze de Dow, Latam Airlines e Uber, apoio do Itaú Cultural e Apoio Institucional da GSS.

Confira a íntegra da cerimônia de premiação no canal do Portal dos Jornalistas no YouTube.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments