A revista digital Beer Art, criada e dirigida por Altair Nobre (ex-Zero Hora), está lançando na rede uma campanha de financiamento coletivo para a produção da versão impressa do Top BeerArt. O ranking analisa as cervejas brasileiras premiadas a partir de dez concursos realizados desde 2000.
“Para montar o ranking pesquisei os arquivos de todas as edições, confrontei as informações com outras fontes e com os próprios sites das cervejarias, cruzei os dados computados, atribuindo pesos diferenciados para conquistas nacionais, continentais e internacionais e, como a parte final desse meticuloso trabalho, criei fichas com as características e as medalhas de cada cerveja”, explica Altair. “Desde que foi lançado, em maio de 2014, o Top BeerArt é atualizado a cada nova premiação e o número de cervejas se aproxima da marca de 500”.
Interessados em contribuir ou empresas que queiram patrocinar o projeto podem fazê-lo pelo revistabeerart.com/guia. Quem contribuir para financiar o guia terá várias opções de recompensa, entre elas um exemplar da obra. “O ranking é um esforço de Data Journalism. Segue a essência do jornalismo, a ser ressaltada nos tempos de comoditização e superficialidade: trabalhar muito para facilitar o trabalho do leitor, com um conteúdo diferenciado, inédito e útil”, conclui.