A agência de jornalismo ambiental brasileira Amazônia Real é uma das 15 finalistas do Prêmio de Liberdade de Imprensa da organização Repórteres sem Fronteiras, que anunciou na semana passada os selecionados de sua edição 2022.
Fundada e dirigida por Elaíze Farias e Kátia Brasil, a agência concorre na categoria Impacto, junto com projetos da Ucrânia, Índia, Mali e Grécia. Os vencedores nas três categorias – Impacto, Coragem e Independência – serão conhecidos no dia 12 de dezembro em uma cerimônia em Paris, onde fica a sede da RSF.
O Prêmio de Impacto é concedido a jornalistas, meios de comunicação ou ONGs cujo trabalho tenha levado a melhorias na liberdade, independência e pluralismo jornalísticos.
O jornalista russo Dmitry Muratov, ganhador do Prêmio Nobel da Paz de 2021, abrirá a cerimônia, que terá show da cantora francesa e ativista Jane Birkin.
“Há 30 anos, o prêmio RSF homenageia o trabalho daqueles que encarnam os ideais do jornalismo. Na era digital, os desafios do jornalismo evoluíram, mas coragem, independência e busca de impacto continuam sendo virtudes cardeais”, disse Christophe Deloire, Secretário-geral da Repórteres Sem Fronteiras.
Conheça os finalistas do Prêmio de Liberdade de Imprensa deste ano.
**Via MediaTalks by J&Cia
Leia também:
- RedeTV dispensa Luís Ernesto Lacombe
- Confira os finalistas do Prêmio +Admirados da Imprensa de Tecnologia; Segundo turno de votação já está aberto