A Amazônia Real, agência de jornalismo independente e investigativo, lançou uma campanha de financiamento coletivo para garantir a continuidade de sua cobertura da crise climática na Amazônia brasileira e dos crimes socioambientais na região, como desmatamentos, queimadas e violações de direitos das populações indígenas.

A iniciativa tem como meta inicial arrecadar R$ 100 mil, destinados à produção de reportagens em comunidades impactadas por mudanças climáticas extremas, à escuta de mulheres e comunidades tradicionais sobre racismo ambiental e justiça climática, além da cobertura de eventos como a COP 30. Os recursos serão usados para cobrir custos logísticos, operacionais, viagens, pagamento de profissionais, formação de jovens jornalistas e comunicadores socioambientais, além das despesas jurídicas relacionadas a assédios judiciais.

De acordo com a agência, estão em curso contra ela seis ações de censura, com pedidos de retirada de reportagens do site tramitando na justiça, além de intimidações e ameaças. Entre os casos está a reportagem censurada sobre o evento Amazon Immersion, que denunciou a navegação ilegal em territórios indígenas durante a pandemia. Mais informações e formas de doações estão disponíveis aqui.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments