Andrei Netto lançou a newstech Headline, uma espécie de “Netflix de notícias”, com o objetivo de valorizar e fomentar o jornalismo independente. Por meio de uma assinatura, os usuários podem consumir diversos tipos de conteúdo, e os autores dos textos são remunerados com base no número de acessos, além de terem à disposição uma estrutura tecnológica e alcance/divulgação. A plataforma ainda está na fase de testes.
“É uma mistura de Medium com visão de Netflix e infraestrutura de Spotify. O objetivo é trazer para o jornalismo a ideia de plataforma”, explicou Andrei em entrevista para o site Startups.com. A Headline vai também atuar como agência de notícias, licenciando conteúdo para que outros publiquem. O propósito é ajudar as organizações de mídia, desde pequenas e novas, jornalistas solo, até demandas mais avançadas.
A ideia do projeto nasceu em Paris, onde Andrei mora desde 2006. Ele foi correspondente do Estadão por uma década, e, ao lado de colegas, lamentava os rumos da profissão, até decidir fazer algo para ajudar os jornalistas a solucionarem os problemas diários.
Fazem parte da Headline Deborah Berlinck (ex-O Globo), Mario Camera (correspondente independente na Europa), Danilo Rocha Lima (ex-CBN e France Télévisions), Felipe Paiva (ex-Rua/Mídia Ninja), o francês Jean-Baptiste Bouvier, e Joaquim Santos Maia.
O projeto já está operando nas redes sociais, mas a ideia é que a Headline esteja no ar oficialmente até o fim de janeiro, e que a marca seja internacionalizada o mais rápido possível. “O Brasil é um mercado grande, mas acreditamos que o potencial seja global”, disse Andrei.