O Anuário da Comunicação Corporativa 2015, lançado em São Paulo em 28/5, no Congresso Brasileiro de Comunicação Corporativa, traz o Ranking das Agências de RP/comunicação corporativa por faturamento e por número de colaboradores. Os dados foram obtidos pela Pesquisa Mega Brasil 2014, respondida por 230 agências de todo o Brasil, de diferentes portes. Nove agências foram sinalizadas de forma diferenciada no ranking por faturamento, pois não só abriram seus dados financeiros como enviaram a comprovação dos mesmos aos editores. Estas são as agências que estão nas 20 primeiras posições do ranking por faturamento bruto no ano de 2014: 1. FSB R$ 201.912.706 2. CDN R$ 105.313.248 3. Grupo In Press R$ 101.092.692 4. Grupo Máquina PR R$ 68.500.000 5. MSLGroup R$ 40.509.000 6. Grupo Informe R$ 32.427.103 7. Edelman Significa R$ 29.045.404 8. Comunicação+ R$ 24.100.000 9. Insight R$ 18.600.000 10. RP1 R$ 15.000.000 11. Giusti R$ 14.778.889 12. JeffreyGroup R$ 11.130.000 13. RMA Comunicação R$ 10.626.216 14. TV1RP R$ 8.157.057 15. Ricardo Viveiros R$ 6.736.131 16. BH Press R$ 5.898.856 17. Ex Libris R$ 5.700.000 18. Monte Castelo R$ 5.654.000 19. Interface R$ 5.650.000 20. Conteúdo (SP) R$ 5.600.000 O Anuário, editado pela Mega Brasil e que tem Eduardo Ribeiro como publisher e Lena Miessva na coordenação editorial, busca ser uma referência também para o board e áreas de marketing e compras das empresas, mantendo seu olhar na comunidade da comunicação corporativa. Ele será distribuído para executivos de comunicação corporativa, marketing, recursos humanos e de compras de grandes empresas, de áreas públicas (poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, nos âmbitos federal, estadual e municipal); editores de economia e negócios; agências de comunicação e outras organizações tradicionais no campo da comunicação corporativa. O Anuário da Comunicação Corporativa 2015 conta com apoio institucional de Abracom – Associação Brasileira das Agências de Comunicação, Aberje – Associação Brasileira da Comunicação Empresarial, ABRH-SP – Associação Brasileira de Recursos Humanos – Seccional São Paulo e colaboração da Maxpress. Contato: Lena Miessva Coordenação editorial – Anuário da Comunicação Corporativa 2015 [email protected] – (11) 2679-6994