A Procuradoria Geral da República (PGR) enviou manifestação ao Supremo Tribunal Federal (STF) em 17/7 solicitando a abertura de uma investigação e o bloqueio das contas do blogueiro Allan dos Santos por disseminação de informações falsas.
O caso envolve uma publicação do blogueiro nas redes sociais, em que ele teria compartilhado uma captura de tela falsa com mensagens manipuladas atribuídas a Juliana Dal Piva, diretora da Abraji e colunista do ICL Notícias. A divulgação desses prints gerou diversos ataques de seus seguidores contra a jornalista. O pedido foi feito pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet Branco, atendendo a solicitação de investigação dos advogados de Dal Piva.
Considerado foragido pela Justiça brasileira e refugiado nos EUA, Allan já teve suas contas bloqueadas nas plataformas digitais em 2021, por decisão do ministro do STF Alexandre de Moraes, sob a acusação de usá-las para promover atos antidemocráticos.
O coletivo Mulheres Jornalistas pela Democracia publicou um manifesto em solidariedade a Juliana Dal Piva. No texto, afirma que o ato de assédio contra a profissional não intimida apenas a comunicadora, mas também “o trabalho da imprensa brasileira comprometida com a democracia e com o jornalismo de qualidade”.