O site Congresso em Foco lançou nesta semana uma campanha de arrecadação de fundos na plataforma Catarse para captar recursos que serão utilizados para garantir a segurança de seus jornalistas e expor quem usa a internet para propagar fake news e “sabotar as eleições e a democracia”.
Com o nome SOS para o Jornalismo Independente, a campanha focará em tópicos essenciais, como aprofundar investigações jornalísticas sobre interferências indevidas no processo eleitoral; arcar com os custos de toda a assistência jurídica necessária; reforçar a segurança digital, física e patrimonial da equipe do site; cuidar da saúde mental da equipe; e compensar as retaliações comerciais sofridas. A ideia é arrecadar R$ 250.000 para arcar com os custos.
A iniciativa foi lançada após ataques recentes à equipe do site. O repórter Lucas Neiva publicou uma reportagem sobre um esquema de propagação de fake news em favor do presidente Jair Bolsonaro no fórum anônimo 1500chan. Após a publicação da reportagem, o repórter e a editora Vanessa Lippelt receberam diversos ataques, incluindo vazamento de dados pessoais deles e de seus familiares, palavras de baixo calão e ameaças de morte. No caso de Vanessa, até ameaça de estupro. O site do Congresso em Foco também foi atacado e chegou a ficar fora do ar por algumas horas.
“Fazer jornalismo independente sempre foi um desafio e a nossa marca em 18 anos de existência”, publicou o Congresso em Foco. “Nessas quase duas décadas, sofremos tentativas de intimidação e de estrangulamento comercial e assédio judicial, ações que pretendiam impedir o nosso exercício profissional. Mas nunca recebemos ameaças tão graves contra a vida. Por isso, nunca tivemos de reunir tantos esforços para proteger a segurança dos jornalistas, dos demais integrantes da equipe e do próprio portal. (…) Não deixe que calem a nossa voz!”
Para contribuir com a campanha, clique aqui.
- Leia também: Como evitar processos judiciais no jornalismo?