Informação é da edição 2018 do Anuário da Comunicação Corporativa, que mostra que a demanda por essa atividade está presente em 75% das agências que participaram da Pesquisa Mega Brasil
Atividade considerada commodity por muitos e que ano a ano vem sendo questionada em relação ao futuro, em especial na comparação com outras iniciativas de comunicação, em geral mais rentáveis, o relacionamento com a mídia – ou assessoria de imprensa, como todos a conhecemos e que deu origem a grande parte das agências de comunicação do País – é de longe, disparado mesmo, o serviço de maior demanda no segmento das agências de comunicação, com 75,2% de citações, entre as 244 agências que responderam à Pesquisa Mega Brasil.
“Não que esse seja o percentual de faturamento gerado por esse serviço para essas agências, mas é interessante constatar que essa continua sendo uma atividade forte e decisiva para três em cada quatro das agências pesquisadas”, explica Maurício Bandeira, diretor do Instituto Corda – Rede de Projetos e Pesquisas e coordenador do trabalho. “Não há nenhum outro serviço cuja demanda chegue perto desse índice, embora hoje sejam também significativas nos portfólios das agências a produção de conteúdo, citada por 44,1% das agências, e a gestão de redes sociais, por 43,7%”.
A pesquisa completa pode ser conferida na edição 2018 do Anuário da Comunicação Corporativa, lançado em 16/5, na abertura do 21º Congresso Mega Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas. A publicação pode ser adquirida diretamente na Mega Brasil pelo valor de R$ 120. Outras informações no 11-5576-56700.
Confira abaixo as atividades mais demandas pelos clientes segundo a Pesquisa Mega Brasil com Agências de Comunicação:
- Relacionamento com a mídia – 75,2%
- Produção de conteúdo para plataformas diversas – 44,1%
- Gestão de redes sociais – 43,7%
- Consultoria Estratégica – 24,4%
- Administração / Gestão de crise – 17,6%
- Comunicação Interna / Relações com empregados – 16,4%
- Gestão de reputação e imagem corporativa – 16,0%
- Eventos – 9,2%
- Branded Content – 9,2%
- Gestão de sites – 7,6%
- Ferramentas de medição e avaliação – 7,6%