A Biblioteca do Memorial da América Latina, em São Paulo, sediará nesta sexta-feira (2/8) o lançamento de A Fabulosa Viagem de Vasco da Gama, adaptação da obra clássica Os Lusíadas, de Luís de Camões, feita pelo jornalista e pesquisador cultural Assis Ângelo, colunista do J&Cia. O evento, multimídia e inclusivo, contará com exposição do livro e das imagens que o ilustram, leitura dramática do texto, mesa-redonda com o autor e especialistas em Camões, além de uma mostra de livros do acervo do Memorial com publicações de autores portugueses.

A adaptação de Assis Ângelo busca tornar a obra mais acessível, utilizando uma linguagem simples e direta em sextilhas, tradicional na literatura de cordel. A publicação também será lançada em braille e com fonte ampliada, para distribuição gratuita a bibliotecas e entidades para pessoas com deficiência visual e baixa visão.

Ávido leitor, mas impossibilitado de ler em razão da cegueira – teve descolamento das retinas em 2013 −, Assis começou a ouvir audiolivros por intermédio da filha. “Entre as obras que caíram nos meus ouvidos estava Os Lusíadas, que havia lido quando jovem na escola, mas do qual não me recordava muito”, relata.

Segundo o jornalista, quanto mais ouvia os versos do clássico português mais mergulhava em suas histórias, e sem se dar conta começou a tramar sua adaptação na memória. De início, acreditou que poderia deixar seus versos bem guardados na mente e declamá-los a quem quisesse, mas desistiu da ideia. No front da luta diária para manter-se culturalmente ativo, a intenção inicial foi aos poucos se transformando na poesia do livro. Assis conta que foram dezenas de audições, depois a escrita feita de memória, passada para um gravador e finalmente, com a ajuda de amigos, materializada em texto no computador.

A publicação do livro é resultado de um projeto desenvolvido pela Casa de Conteúdo, que contou com recursos do ProAC/SP − Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo. Sylvia Jardim, sócia-diretora da agência, ressalta que a obra visa reduzir as barreiras linguísticas ao transformar o texto clássico em uma linguagem contemporânea e acessível: “O projeto é uma homenagem aos 500 anos do nascimento de Camões e se destaca por sua inovação, ao preservar o tema original, renovar a linguagem e aproximar o clássico do público atual”.

O evento de lançamento, gratuito, será realizado das 17h às 21h, no Auditório da Biblioteca Latino-Americana Victor Civita, no Memorial da América Latina. A exposição do livro e das gravuras continuará até o dia 10 de agosto, em horário comercial.

Confira neste link a palestra que Assis fez sobre o tema na Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments