A 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, realizada de 6 a 15 de setembro no recém-reformado Distrito Anhembi, registrou em seus dez dias um total de 722 mil visitantes. Esse número representa um aumento de quase 10% em comparação com a última edição, em 2022, fazendo desta a maior edição da feira nos últimos dez anos.
Com mais de duas mil horas de programação com autores e convidados, o encontro também chamou atenção pela intensa comercialização de livros. Segundo a organização, com um ticket médio de R$ 208,14 gastos por visitante, o encontro registrou um aumento de 83% na média diária de faturamento, se comparado à edição de 2022.
“Foi minha primeira participação na Bienal de SP como autor, só tinha participado da do Rio”, destacou Valmir Moratelli, um dos cerca de 60 jornalistas que participaram das palestras, lançamentos e sessões de autógrafos do evento. “Posso falar que foi uma experiência muito rica lançar A invenção da velhice masculina no espaço da editora Matrix. Percebi como as pessoas visitam os estandes das editoras atrás de novidades, mas também por diálogo com os autores. Apesar do mundo das telas vigorar, há ainda uma necessidade do olho no olho, da troca de experiências ao vivo. A Bienal proporciona um contato único entre autor e leitores. Sem falar na imensa variedade de debates e títulos à disposição”.