A Brasil de Direitos, plataforma de notícias sobre direitos humanos mantida pelo Fundo Brasil, lança a segunda edição do Guia de Fontes para jornalistas. O lançamento foi realizado durante o 19º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji. A publicação oferece contatos de ativistas de todo o País e amplia o acesso a diversas fontes para qualificar a cobertura de temas sociais no Brasil.
A publicação traz informações sobre 135 organizações ativistas nacionais atuantes em 12 áreas, desde políticas públicas até a promoção do trabalho digno, demarcação de terras indígenas e segurança pública. O objetivo da iniciativa é colaborar para o aumento da pluralidade de vozes na imprensa.
As instituições e movimentos apresentados são aqueles que, com projetos aprovados nos editais do Fundo Brasil, contribuem para a plataforma Brasil de Direitos, com pautas, histórias e soluções para os desafios da democracia brasileira.
“Esses grupos trazem propostas inovadoras de abordagens para os nossos problemas coletivos.” diz Ana Valéria Araújo, diretora executiva do Fundo Brasil. “O jornalismo é fundamental para a democracia, e o convite do Guia de Fontes Brasil de Direitos é para que os jornalistas se aproximem e conheçam esses pontos de vista e esses caminhos que, a partir dos territórios, podem nos apontar soluções para serem aplicadas em uma escala mais ampla”.
- Leia também: Morre Sérgio Cabral, aos 87 anos, no Rio de Janeiro