Levantamento do Poder 360, com dados do Instituto Verificador de Comunicação (IVC), apontou uma queda média de 16,1% na circulação da versão impressa de 15 dos principais jornais do Brasil em 2022.
A tiragem média diária dessas publicações somou 394.130 exemplares no final do ano passado. Para efeito de comparação, em 2018 a tiragem total chegou a 843.231. Os números de 2022 equivalem a apenas cerca de 47% do total de quatro anos atrás.
O levantamento analisou dados de circulação e tiragem dos jornais O Globo, Estadão, Super Notícias, Folha de S.Paulo, Zero Hora, Extra, Meia Hora, Valor Econômico, Estado de Minas, Correio Braziliense, O Tempo, A Tarde, Diário do Pará, O Popular e O Povo.
Das 15 publicações analisadas, 14 tiveram queda de circulação da versão impressa em 2022, em comparação a 2021. Os piores resultados foram de Super Notícia (que passou a circular em apenas um dia da semana), com uma queda de 37,5%; Folha de S.Paulo, que caiu 27,4%; e O Popular, que reduziu sua tiragem impressa em 26%. O único jornal que viu a circulação de sua versão impressa crescer foi o Meio Hora, com um aumento de quase 15%.
O Poder360 ouviu Carlos Eduardo Lins da Silva, professor e pesquisador do Insper, sobre os resultados negativos do levantamento. Para ele, “as necessidades informativas da sociedade passaram a ser supridas com mais velocidade e praticidade por veículos eletrônicos que chegam ao consumidor por meio de seus telefones celulares e outros aparelhos móveis, com áudio, vídeo, interação. (…) As empresas insistem em manter seu conteúdo como se não houvesse a concorrência dos que estão na internet, oferecendo notícias que a maioria absoluta das pessoas já obteve por outros meios”.
Assinaturas digitais crescem
O Poder360 também analisou a situação das assinaturas digitais de 12 veículos em 2022. O número de assinantes digitais avançou quase 3% no ano passado, chegando a um total 1.115.895. Apesar do resultado positivo, esse avanço é o menor registrado desde 2018.
As publicações que tiveram as maiores quedas são Extra (-69,1%), Correio Braziliense (-12,3%) e O Popular (-10,6%). Confira o levantamento completo aqui.