A Dinheiro Online está de blog novo. Mantido pelo editor de Tecnologia Clayton Melo, o espaço aborda ? por meio de artigos, podcasts e entrevistas ? tendências do mercado digital e reflexos das transformações provocadas pela tecnologia em diferentes setores, como Economia, Negócios, Cultura e Comportamento. Os vídeos têm destaque especial no blog, sendo o de estreia um bate-papo com o empresário Alexandar Mandic, fundador do primeiro provedor de internet no Brasil. Em entrevista ao Portal dos Jornalistas, Clayton contou que a ideia de lançar o blog ? após cinco anos à frente de um sobre música e cinema, suas ?grandes paixões? ? partiu dele mesmo, e que, apesar de atualizar o espaço sozinho, conta com toda a estrutura e apoio da revista. Confira: Portal dos Jornalistas ? De quem partiu a ideia do blog? Há outros profissionais trabalhando nele com você? Clayton Melo ? A ideia partiu de mim, mas contei com todo o apoio da revista. Diretamente não há outros profissionais. Eu escrevo todos os posts e atualizo o canal. Conto, no entanto, com a estrutura da Dinheiro, como agência digital e um estúdio profissional de webtv. Portal dos Jornalistas ? Você já havia escrito outro blog antes, pessoal ou profissional? Clayton Melo ? Sim, ambos. No pessoal, publicava crônicas e falava de cultura, especialmente música e cinema, que são duas de minhas grandes paixões. Mantive-o entre 2006 e 2011. Foi uma experiência bacana. Além da diversão, permitiu-me experimentar uma forma mais leve de escrever e me fez aprender mais sobre filmes e música, pois tinha de pesquisar para falar menos bobagens. Fiz até cursos de história do cinema por causa disso… O blog profissional, por sua vez, foi montado quando eu era editor do IDG Now!. Escrevia sobre internet e cultura digital para um público jovem e ligado em tecnologia. O principal aprendizado lá foi lidar com os humores de uma audiência maior. Não há uma fórmula. É preciso estar o tempo todo monitorando como a audiência está reagindo ao conteúdo que você publica. É volátil e, ao mesmo tempo, te dá pistas de para onde deve ou não seguir. Portal dos Jornalistas ? Por que a decisão de incluir vídeos no conteúdo do blog? Você trabalhou com essa mídia após a experiência na TV Gazeta [Clayton começou a carreira na emissora paulistana, em 1997]? Clayton ? A TV Gazeta foi minha única experiência em televisão ? e mesmo assim era um trabalho de bastidores ?, mas já lidei com o vídeo na web em outras ocasiões [ele usou o recurso quando era editor-executivo do IDG Now e também em um projeto de publicação segmentada]. Em todo caso, é o começo de um longo aprendizado. Uma das razões para recorrer ao vídeo é o fato de termos esse recurso à disposição. A Dinheiro, como comentei, tem um excelente estúdio de webtv, no qual já produzimos vídeos normalmente. Como dispomos dessa ferramenta, decidi explorar o formato, que a cada dia ganha espaço na web em função do avanço da banda larga. E está claro que os internautas gostam de vídeos. Além disso, as conversas em vídeo possibilitam conhecer sutilezas do entrevistado que podem escapar ao texto escrito ? a entonação, a ênfase ou as pausas, por exemplo, dizem muito sobre a mensagem que vem do interlocutor. Não se trata de ser melhor ou pior do que outras linguagens. É apenas uma peculiaridade. Portal dos Jornalistas ? Qual é a principal diferença na produção de conteúdo sobre Tecnologia para impresso e online? Clayton ? Não vejo diferenças fundamentais. O que difere, no entanto, é que no online há a possibilidade de detalhar e demonstrar melhor o funcionamento de um aparelho. É possível mostrar, com um vídeo simples, como funciona um smartphone e um sistema operacional. Mas, no que se refere ao jornalismo de uma maneira mais ampla, o tempo da informação, a agilidade da entrega e o fato de ser um ambiente interativo, entre outros pontos, são diferenças importantes. São questões que interf