Reunida em agosto, a Confederação Nacional de Comunicação Social, formada por entidades patronais que representam a indústria da Comunicação, definiu ações para representar seus associados. Em curto prazo, a entidade visa a desenvolver um projeto de base de dados na área de Comunicação que deverá ser permanentemente atualizada, para permitir o rápido acesso às estatísticas do setor, com informações sobre o número e porte de empresas, empregos, faturamento e impostos. Outro projeto prioritário é o desenvolvimento de uma comunicação digital, com o objetivo de estruturar o monitoramento dos principais temas das relações de trabalho. A ideia é construir uma agenda temática com as questões de interesse comum do setor e de cada Federação, além de definir os temas que requerem acompanhamento e orientação. A Confederação, criada em 2012, reúne Federação Nacional de Jornais e Revistas (Fenajore), Federação Nacional das Empresas de Rádio e Televisão (Fenaert) e Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro), e tem na presidência André Luís Jungblut, diretor da Gazeta Grupo de Comunicações, de Santa Cruz do Sul (RS), que também preside a Fenajore. Ele explica que, após estruturar os projetos, a entidade deverá iniciar sua atuação efetiva a partir de 2016, “direcionada a viabilizar as propostas que beneficiem as empresas, seus trabalhadores e a sociedade”.