A Coalizão em Defesa do Jornalismo realiza nessa quarta-feira (5/6), das 12h45 às 14h, em Brasília, uma coletiva de imprensa sobre os assassinatos de Bruno Pereira e Dom Phillips. A data marca exatos dois anos das mortes do indigenista brasileiro e do jornalista britânico, vítimas de uma emboscada em 2022 no Vale do Javari, no Amazonas.

Entidades integrantes da coalizão falarão sobre o andamento das investigações do crime
e da impunidade em assassinatos de jornalistas no Brasil e na América Latina. A coletiva abordará também as medidas cautelares concedidas pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) em favor de Bruno, Dom e de membros da União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja).

Estará presente na coletiva o colombiano Pedro Vaca Villarreal, relator especial para Liberdade de Expressão da CIDH, que falará sobre a importância da proteção ao
trabalho jornalístico pautado pelas questões ambientais no Brasil e na América Latina. O relator vai trazer dados sobre violência e restrições ao trabalho da imprensa na região amazônica.

A coletiva será realizada no Espaço Cultural Renato Russo, na sala Marco Antônio Guimarães (Comércio Residencial Sul 508 Bloco A – Asa Sul, Brasília – DF, 70351-515). Fazem parte da coalizão as seguintes entidades: Repórteres Sem Fronteiras (RSF), Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Artigo 19, Instituto Vladimir Herzog e Comitê para a Proteção dos Jornalistas (CPJ).

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments