Mac Margolis, colunista da Bloomberg, conversa na última edição do podcast Rio Bravo. Um dos tópicos que nortearam a entrevista foi a percepção da imprensa sobre as eleições no Brasil em 2018. Margolis não fala em nome de toda a mídia, mas é com a experiência de correspondente internacional no País que ele destaca como o olhar estrangeiro pode deixar de capturar detalhes importantes da política nacional.
“Nesta última eleição, houve nuances que escaparam da minha apreciação, assim como da apreciação de muitos dos meus pares. Tendíamos a levar ao valor de face muitas declarações dos candidatos sem olhar as entranhas das campanhas e das biografias, a começar pelo vencedor, Jair Bolsonaro”, afirma. Em outro momento da conversa, ressalta como a imagem do Brasil no exterior foi em parte idealizada pela imprensa internacional durante o governo Lula: “Nos anos 2000, a gente se empolgou demais – e eu me incluo nisso – com a ascensão do País. Se há uma lição nisso, é a seguinte: o cenário real do Brasil nem é tão eufórico, nem é tão desastroso”.
Na agência, Margolis cobre América Latina. Foi repórter da Newsweek e é autor do livro The Last New World: The Conquest of the Amazon Frontier.