Novo movimento na celebração dos 25 anos deste Jornalistas&Cia, projeto reúne correspondentes de grandes centros mundiais para analisar os avanços, os tropeços, o mercado e a sustentabilidade do negócio Jornalismo
Jornalistas&Cia lança em agosto o projeto internacional multiplataforma MediaTalks by J&Cia, iniciativa que pretende acompanhar os avanços da imprensa no Brasil e no mundo, debater tendências e questões que impactam o Jornalismo, repercutir nacional e internacionalmente o Quality Journalism, avaliar a Sustentabilidade dessa indústria e inspirar o aprimoramento da atividade, com especial atenção ao Brasil.
Bilíngue (português e inglês), terá conteúdos exclusivos em séries digitais especiais temáticas (duas por ano), novos conteúdos regulares acompanhando os principais acontecimentos, site exclusivo com endereço próprio e hospedagem com destaque no Portal dos Jornalistas, redes sociais, webinars trimestrais e newsletter semanal.
Entre os temas que vai abordar estão boas práticas; inovações tecnológicas; modelos de negócio; o papel das novas mídias; liberdade de imprensa e de expressão; democracia; ética, legislação, direito e justiça; independência, imparcialidade e pluralidade; credibilidade e reputação editorial e profissional; combate às fake news; audiência; tendências editoriais, comerciais e operacionais; práticas jornalísticas alinhadas à evolução da sociedade; e impacto das redes sociais.
O projeto, que já conta com o apoio institucional de Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e de Associação Nacional de Jornais (ANJ), é uma das iniciativas para marcar as comemorações dos 25 anos deste J&Cia, que já teve recentemente o lançamento do J&Cia Academia. À frente dele estão o seu diretor (e do Portal dos Jornalistas) Eduardo Ribeiro; o editor Fernando Soares; e Luciana Gurgel e Aldo de Luca, ambos ex-O Globo e fundadores da Publicom, depois S2Publicom, adquirida em 2011 pelo IPG Group. Luciana e Aldo vivem atualmente em Londres e são membros da Foreign Press Association. Da capital britânica, têm colaborado com veículos brasileiros como o MyNews e o próprio J&Cia, com a coluna Especial Reino Unido
A série de estreia, intitulada O impacto do coronavírus sobre a imprensa, terá textos informativos e analíticos sobre a atuação da mídia, do jornalismo e dos jornalistas na cobertura da pandemia, nos cinco continentes. Eles estão sendo produzidos com a colaboração de correspondentes que darão a visão a partir de diferentes realidades.
Foram escalados profissionais de larga experiência e reconhecida credibilidade: Cláudia Wallin (Suécia/Península Escandinava), Deborah Berlinck (França), Karina Gomes (Alemanha), Liz Rezende (Austrália), Michele Oliveira (Itália) e Mônica Yanakiew (Argentina), além dos próprios Aldo De Luca e Luciana Gurgel, desde o Reino Unido. Na retaguarda, no Brasil, estará toda a equipe de Jornalistas&Cia, sob a liderança do editor executivo Wilson Baroncelli.
Nos próximos dias entrará na rede o site do MediaTalks, que está sendo produzido em parceria com o I’Max, mas o perfil da plataforma já está disponível para Instagram, Twitter e Facebook.
Para Eduardo Ribeiro, o MediaTalks é um projeto que representa a maturidade e a consolidação dessa trajetória de 25 anos do Jornalistas&Cia: “Nascemos para ser uma espécie de elo profissional entre os jornalistas de redações e os assessores de comunicação, para mostrar o vaivém do mercado. Saltamos de uma modesta página em 1995 para as mais de 20 páginas que hoje trazem informações sobre todo o mercado jornalístico e da comunicação corporativa, indo muito além daquele vaivém inicial. E agora vamos voltar nosso olhar, adicionalmente, sem nenhum prejuízo para nossos demais projetos, para o que está acontecendo no mundo, ampliando a exitosa experiência da coluna assinada pela Luciana sobre o mundo da mídia no Reino Unido. Vivemos dessa atividade, acreditamos no Jornalismo, adoramos o que fazemos e isso nos impõe o compromisso de lutar pela sustentabilidade e longevidade dessa indústria, tão fundamental para a Democracia e para a Liberdade. É o que queremos com o MediaTalks by J&Cia”.
Luciana diz que “tem sido gratificante compartilhar na coluna histórias e experiências da mídia britânica capazes de contribuir para que o nosso jornalismo enfrente os desafios que se apresentam”. E Aldo arremata: “Estamos muito felizes com a oportunidade de ampliar ainda mais esse debate por meio da plataforma MediaTalks”.
Em busca de parcerias premium, Eduardo afirma que o MidiaTalks “identifica-se com marcas que valorizem e mantenham programas permanentes de relacionamento com a mídia, que entendam a necessidade de um jornalismo forte, independente, livre e sustentável para a construção da Democracia, e que saibam do valor que têm para a sua reputação o apoio ao Jornalismo e às causas sociais da liberdade de expressão”. Os contatos dele são 11-996-892-230 e [email protected].