Nos próximos dias 23, 24 e 25 de maio, São Paulo sediará a vigésima edição do Congresso Mega Brasil de Comunicação, que passou a agregar ao nome este ano a expressão Inovação e Estratégias Corporativas. “Será nosso mais instigante evento”, diz Marco Rossi, diretor da Mega Brasil e um dos mentores do encontro, mencionando o grau de ousadia pensado para o temário, para o formato e para o grupo de convidados, características que farão, segundo entende, “a comunicação transcender e o evento virar um marco na história profissional e de vida dos participantes”.
O olhar plural do Congresso, já assinalado na mudança de seu nome original, é também observado no tema central, que este ano desvia-se propositadamente do tradicional mergulho nos assuntos típicos e domésticos da comunicação para debater Os desafios da transversalidade no universo corporativo e, com isso, aproximar da arena pública disciplinas que hoje já buscam entender-se, ainda de forma experimental e informal, nas conversas intramuros das organizações.
“Inovação, inteligência artificial, realidade ampliada, pós-verdade, social commerce, geração millenium, compliance, startups, gameficação são temas de fundo hoje para qualquer corporação”, assinala Rossi. “Eles aglutinam em torno de si inúmeras disciplinas e especialidades e grupos de profissionais de diferentes formações, na busca de sucesso e reconhecimento nesse universo marcado pelas novas tecnologias, pela revolução dos costumes e pelo empoderamento do cidadão comum, que sabe ter-se transformado no centro das atenções e dos investimentos e demonstra isso com a liberdade que chegou com as redes sociais”.
Nesse bolo de temas vanguardistas há duas cerejas que foram pensadas para oferecer experiências e vivências singulares aos participantes: a criação do StartLab, que aproximará os congressistas do empreendedorismo de algumas das mais respeitadas startups do País – seja por força das micropalestras que farão no evento e também da presença física durante dois dos três dias do encontro, para contatos e troca de cartões; e as palestras inspiradoras, programadas para alguns dos intervalos de relacionamento, para estimular a criatividade e o pensar fora da caixa.
Entre os mais de 50 convidados que desfilarão seus conhecimentos e opiniões na vigésima edição do Congresso Mega Brasil há nomes de projeção nacional, casos do filósofo e escritor Luiz Felipe Pondé, do cientista-chefe da IBM Fábio Gandour, do presidente do IPEA Ernesto Lozardo, do consultor Eduardo Oinegue, do empresário João Rodarte, da psicóloga e escritora Meiry Kamia, do economista Antonio Corrêa de Lacerda, do procurador regional da República Carlos Fernando dos Santos Lima (integrante da força-tarefa da Operação Lava Jato) e do engenheiro espacial Lucas Fonseca (da Missão Garatéa). E outros de renome internacional, como Jeffrey Sharlach, presidente do Jeffrey Group, e Boaz Albaranes, integrante do Consulado Geral de Israel em São Paulo e do Israel Trade & Investment Brazil.
“Além do conteúdo primoroso, das pequenas intervenções que mexerão com a atenção e a motivação dos participantes ao longo da jornada e da constelação de nomes de dentro e de fora da comunicação, o Congresso será abrilhantado por cinco eventos satélites”, ressalta Eduardo Ribeiro, diretor da Mega Brasil e também um dos mentores do encontro:
- Lançamento da edição 2017 do Anuário da Comunicação Corporativa, com reportagens nacionais e internacionais, o mais completo Ranking das Agências de Comunicação da História, três pesquisas de abrangência nacional, indicadores inéditos etc.
- Arena da Inovação, reunindo temáticas que estão transformando a vida da sociedade e das organizações, caso das tendências de consumo de informação pela geração Millenials
- Cerimônia de entrega do Prêmio Personalidade da Comunicação, que homenageará o âncora da RedeTV Boris Casoy
- Fórum do Pensamento, que debaterá A retomada do Brasil competitivo
- Cerimônia de premiação do Top Mega Brasil, que destacará os Top 10 Brasil e os Top 5 das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul, nas categorias Agências de Comunicação e Executivos de Comunicação Corporativa
Serviço
20º Congresso Mega Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas
Data: 23, 24 e 25 de maio de 2017
Tema Central: Os desafios da transversalidade no universo corporativo
Local: Centro de Convenções Rebouças
Endereço: Av. Rebouças, 600, São Paulo, SP
Site com a programação e detalhes: www.megabrasil.com.br/congresso 2017
Inscrições: diretamente no site
Valor da inscrição: R$ 2.300,00 até 11/5 (leitores de Jornalistas&Cia têm 20% de desconto
Informações: 11-5576-5600
Programação
23/5/2017 (terça-feira)
9h às 9h15 – Lançamento do Anuário da Comunicação Corporativa
- Convidados: Adriana Teixeira (Editora Executiva), Eduardo Ribeiro (Publisher) e Marco Rossi (Diretor de Tecnologia)
9h20 às 10h10 – Conferência Internacional: A necessidade de uma abordagem inovadora para as comunicações corporativas
- Convidado: Jeffrey Sharlach (Jeffrey Group)
10h15 às 12h30 – Arena da Inovação: Geração Millennials e o consumo de informação; Black Mirror é passado; e A realidade além da imaginação
- Convidados: Flávia Franco da Cruz (MindMiners); Oren Pinsky (Qualcomm) e Rodrigo Dias Arnaut (EraTransmídia e FAAP)
14h às 15h10 – 1ª Sessão – Palestras Simultâneas
- Sala 1 – Como fazer um planejamento inovador num mundo inovado
- Convidados: Luiz Joly e Maurício Fogaça (Ogilvy PR Brasil)
- Sala 2 – Inteligência artificial nas relações entre marcas e consumidores – Ainda um universo em descoberta
- Convidados: Alexandre Azzoni (CallFlex Sistemas) e Ângela Crespo (Consumo em Pauta)
15h20 às 16h30 – 2ª Sessão – Palestras Simultâneas
- Sala 1 – Alta demanda por narrativas mais personalizadas – Os principais indicadores da pesquisa global “The company behind the Brand II: In goodness we trust”
- Convidados: Lorena Ribeiro e Fabrízio Leonardo (Weber Shandwick)
- Sala 2 – Roque jornalístico: saem os repórteres de economia, entram os de polícia
- Convidado: Eduardo Oinegue (Consultor)
16h40 às 17h – Palestra inspiradora 1 – Motivação sem truques
- Convidada: Meiry Kamia (Psicóloga e Escritora)
17h às 18h10 – Sessão 3 – Palestras Simultâneas
- Sala 1 – A reinvenção pessoal – Estratégias para superar os momentos confusos, difíceis e dolorosos de sua vida e carreira
- Convidado: José Ruy Gandra (Jornalista, Historiador e Advogado)
- Sala 2 – Pós-Verdade: o impacto das notícias falsas para a reputação e os negócios das empresas e os desafios de uma comunicação preventiva
- Convidados: Marcelo Molnar (Boxnet) e Rodrigo Hecler (Stilingue)
18h10 às 20h20 – Eventos Extra-Congresso (abertos ao público)
- Sala 1 – Abracom (celebrando 15 anos de vida e 20 anos de Congresso Mega Brasil) – Muito além da assessoria de imprensa: a nova Era da Comunicação Corporativa já começou
- Convidados: Cláudia Rondon (Abracom) e convidados a serem confirmados
- Sala 2 – OCI – Observatório da Comunicação Institucional – Apresentação do 5R INDEX – Índice de Transparência Ativa
- Convidado: Manoel Marcondes Machado Neto (OCI e UERJ)
24/5/2017 (quarta-feira)
9h às 10h50 – 1ª Sessão – Mesas-Redondas Simultâneas
- Sala 1 – O que as empresas mais priorizam na comunicação com os empregados
- Convidados: Cristina Panella (Cristina Panella Planejamento e Pesquisa), Michelle Medeiros (Roche), Sabrina Sciama (Visa), Thiago Noronha (Syngenta), Adriana Lutfi (Mercado Livre) e Ricardo Júlio (Volkswagen)
- Sala 2 – Influenciadores digitais: a nova fronteira do PR
- Convidados: Anahi Guedes (Nestlé), Bia Granja (YouPix), Patrícia Hargreaves (H2M) e Bruno D’Angelo (Ideal H+K Strategies)
10h50 às 11h20 – Palestra Inspiradora 2
Convidado: Tiago Bispo (InvesteApp, Hack N’Rock e House of Fintech)
11h20 às 13h10 – 2ª Sessão – Mesas-Redondas Simultâneas
- Sala 1 – A publicidade na Era da inteligência e tecnologia
- Convidados: Daniel Galvão (Mango), Essio Floridi (Tradelab Brasil), Pedro Alves (GE) e Vagner Severo (ERA)
- Sala 2 – Uso da tecnologia na comunicação corporativa
- Convidados: Eduardo Pugnali (Sebrae-SP), André Franco (Critical Mass), Eric Miranda (Pepsico Brasil) e Malu Weber (Votoprantim Cimentos)
14h50 às 16h40 – 3ª Sessão – Mesas-Redondas Simultâneas
- Sala 1 – O papel da comunicação para uma política efetiva de compliance
- Convidados: Bruno Asami (Unibes Cultural), João Rodarte (CDN) e Maurício Moura (Instituto Ideia Inteligência)
- Sala 2 – Social Commerce – Como a tecnologia e a inovação têm ajudado as marcas a venderem mais
- Convidados: Aline Sordili (Record), Diego Ruiz (FSB), Jonas De Cooman (Appiness) e Rizzo Miranda (FSB)
17h10 às 19h – 4ª Sessão – Mesas Redondas Simultâneas
- Sala 1 – Gameficação aplicada às estratégias corporativas
- Convidados: Daniel Schnaider (Scai Group), Alê Santos (Consultor e coautor de Storytellers Brand’Fiction), Thiago Gringon (ESPM) e Martha Terenzzo (Inova 360º)
- Sala 2 – Ética em inteligência artificial: para onde vamos?
- Convidados: Fábio Gandour (IBM), Lúcia Santaella (PUC-SP) e Luiz Felipe Pondé (Filósofo e Escritor)
19h10 às 21h30 – Cerimônia de Entrega do Prêmio Personalidade da Comunicação 2017
Homenageado: Boris Casoy (Rede TV)
25/5/2017 (quinta-feira)
9h30 às 12h – Fórum do Pensamento – A retomada do Brasil Competitivo
- Convidados: Antonio Corrêa de Lacerca (MacroSector Consultores e Jornal da Cultura), Carlos Fernando dos Santos Lima (Operação Lava Jato), Ernesto Lozardo (IPEA), Lucas Fonseca (Airvantis e Missão Garatéa) e Junia Nogueira de Sá (FleishmanHillard)
13h20 às 14h10 – Conferência Internacional – Empreendedorismo e inovação como política de Estado – A experiência estratégica israelense
- Convidado: Boaz Albaranes (Consulado Geral de Israel em São Paulo e Israel Trade & Investment Brazil)
14h20 às 15h10 – Conferência – Conectados – O novo consumidor na Era Digital e os desafios da comunicação
- Convidado: Nelson Silveira (General Motors Mercosul)
15h40 às 16h30 – Conferência – A comunicação a serviço do negócio
Convidada: Rejane Braz (Banco Itaú)
19h às 21h – Jantar de premiação do Top Mega Brasil