Um dos mais emblemáticos espaços culturais de São Paulo e do Brasil, a Unibes Cultural, na capital paulista, será pela primeira vez palco do Congresso Mega Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas, que chega neste 2022 à 25ª edição e volta a ser presencial. O encontro será nos dias 17, 18 e 19 de agosto, com o tema central Diversidade, Conectividade, Credibilidade – A Era da Comunicação Transformadora.
A abertura, na noite de 17 de agosto, será dedicada ao prêmio TOP Mega Brasil, que, em sua sétima edição, voltará a homenagear – também presencialmente – as feras da comunicação corporativa brasileira, nos segmentos agências de comunicação e executivos de comunicação corporativa, com os certificados e troféus da onça pintada. O segundo turno de votação, aliás, está em curso e para votar basta clicar aqui.
Nesse retorno ao ambiente presencial, e seguindo com rigor todos os protocolos sanitários definidos pelas autoridades brasileiras, o evento contará com um número limitado de participantes e um único ambiente de discussão – o auditório principal da Unibes.
Povos originais participam pela primeira vez do evento
Com curadoria de Eduardo Ribeiro e Marco Rossi, diretores da Mega Brasil e organizadores do encontro, o Congresso terá 11 painéis que debaterão temas estratégicos da comunicação e outros que transcendem o segmento, pelo impacto geral na sociedade.
“Essa é uma preocupação que trazemos conosco desde a primeira edição, em 1998”, – diz Marco Rossi – “pois entendemos que a Comunicação Corporativa não pode ficar restrita ao seu limite técnico ou operacional. Cada vez mais o setor se diversifica e é demandado, a régua sobe a cada dia e, por causa disso, o profissional da área tem de ampliar sua visão e o entendimento do mundo ao seu redor, estar antenado com os grandes temas contemporâneos, compartilhados pela sociedade em geral. Não é por outra razão que um dos destaques da presente edição, que nos deixa muito esperançosos, é o painel que reunirá comunicadores ativistas dos povos originários para falar dos desafios de quem vive essa realidade na Amazônia”.
O painel, cujo título é Comunicação – A nova arma dos povos originais da Amazônia, já tem confirmadas as presenças de Cassuça Benevides, jornalista que trabalha há mais de dez anos em projetos de comunicação ligados à mídia na Amazônia e que desde fevereiro de 2022 coordena a comunicação do Instituto Kabu, dos Kayapó Mekrãgnotí, do sudoeste do Pará; Eric Marky Terena, jornalista, DJ, especialista em etnomídias e um dos fundadores da Mídia Índia; Samela Sataré Mawé, ativista ambiental no Fridays for Future Brasil, jovem comunicadora na Apib − Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, na ANMIGA − Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade, e apresentadora no Canal Reload; e Juliana Radler, idealizadora da Rede Wayuri, do ISA – Instituto Socioambiental do Rio Negro. Painel, aliás, que será moderado por Leão Serva, diretor de Jornalismo da TV Cultura e que tem uma trajetória profissional de intenso envolvimento na cobertura da questão indigenista no Brasil.
Arena da Inovação quer ir além do Metaverso
Tema que vem despertando cada vez mais interesse e que começa a impactar de forma relevante a comunicação corporativa, o Metaverso terá espaço na Arena da Inovação, mas, como sempre acontece, este evento satélite do Congresso quer ir além da abordagem que vem sendo dada ao tema e trará outros ingredientes ao debate, que ampliam o universo de entendimento sobre para onde caminhamos: Neurociência e Web3 aplicados à Comunicação.
“Sempre buscamos estar up to date com os temas de grande impacto para a comunicação corporativa e este ano o Metaverso é de fato a bola da vez”, comenta Edu Ribeiro. “Mas queremos debatê-lo não só sobre a perspectiva do presente, mas do que se pode projetar a partir dos conhecimentos atuais para o futuro próximo, sobretudo levando-se em conta a experiência nada exitosa do Second Life, de anos atrás, que surgiu com a aparência de que iria revolucionar os costumes corporativos e sociais e foi um grande fiasco. E agora, como será com o Metaverso? Tem consistência? Merece que se invista nele? Qual o grau de preocupação que devemos ter em aderir ou não aos seus encantos?”.
Vale registrar que a Arena da Inovação abrirá oficialmente o Congresso, logo após a apresentação do Radar Abracom, que mostrará em primeira mão os resultados de uma pesquisa feita pela entidade – que reúne as agências de comunicação – junto aos clientes. O título da Arena é A Neurociência e a Web3 aplicada à Comunicação e a Revolução esperada com o Metaverso. Dela participarão Regina Monge, fundadora e dirigente do Neurobranding Lab; e Gil Giardelli, professor, escritor e inovador na @5Era; com moderação de Ricardo Cesar, fundador e CEO do Grupo Ideal e presidente & CEO da H+K Latin America.
Os apoios ao Congresso
q Apoiam o Congresso Mega Brasil as seguintes organizações: GM, Gerdau, XP Inc., SAP, Samsung, Energisa, Hotmart, Iguá, MRV, Philip Morris Brasil, McDonald’s, OEC, Trama Reputale, EMS, Boxnet, Unibes Cultural, ABRP, ABRJ-SP, Abracom, Conferp, Latam Airlines e Janssen.
Inscrições abertas
As inscrições para o Congresso Mega Brasil estão abertas e podem ser feitas clicando aqui. Até esta sexta-feira (15/7) custam R$ 1.130; após essa data, subirão para R$ 1.600.