Em concorrida solenidade, com a presença de cerca de 300 convidados, o mercado conheceu e celebrou na noite dessa terça-feira, 13 de dezembro, no Renaissance Hotel, em São Paulo, os vencedores da edição 2022 do Prêmio Latino Americano de Excelência e Inovação em PR 2022 – Troféu Jatobá PR.
Os 139 trabalhos classificados para a final distribuíram-se por três verticais e concorreram em 30 categorias. Além desses 30 campeões, foram também anunciados, no evento, os prêmios especiais Destaque, Organizações e Cases do Ano.
No início da premiação, uma homenagem especial dos organizadores do prêmio celebrou os 20 anos da Abracom – Associação Brasileira das Agências de Comunicação. A ela foi concedido o inédito Prêmio Jatobá PR de Contribuição ao PR e à Comunicação Corporativa. A iniciativa reuniu, ao lado do atual presidente do Conselho Gestor da entidade, Daniel Bruin, seus antecessores: José Luiz Schiavoni, Ciro Dias Reis, Gisele Lorenzetti e Claudia Rondon.
Os campeões do PR de 2022
Ao longo das quase três horas de cerimônia, a emoção e a confraternização se fizeram presentes, sobretudo pela volta do evento presencial, após dois anos organizado virtualmente. Um a um os representantes das organizações vencedoras subiram ao palco para levantar os cobiçados Troféus Jatobás a que fizeram jus, após passar pelo crivo de 57 jurados.
Vamos conhecê-los:
PR Internacional
LatAm Intersect PR – case Além das Notas (para o cliente Maple Bear)
Vertical Organizações Empresariais e Públicas
Diversidade e Inclusão
Gerdau – case Gestão de crise no caso do post sobre o Superman Bissexual (com as agências BCW/Rede Comunicação / Global AD)
Relatório de Sustentabilidade
Klabin – case Um olhar mais leve para o Relatório de Sustentabilidade da Klabin
Campanha Institucional / Utilidade Pública
Instituto Butantan – case Combate a fake news
Causa e Propósito
Novo Nordisk – case Campanha Quem vê Diabetes vê Coração (com a agência Triunfo Sudler)
Comunicação com Comunidade
Roche – case Movimento Vem Falar de Vida (com as agências InPress Porter Novelli e BTO+)
ESG – Governança Ambiental, Social e Corporativa
CBA-Companhia Brasileira de Alumínio – case Como a CBA construiu e fortaleceu seu posicionamento por meio da Comunicação (com a agência Bullet)
KPIs de Comunicação / Demonstração de Resultados
B3 – case Dashboard de resultados: como estamos criando uma cultura data driven na Comunicação Interna da B3
Mídia Editorial Própria
99 – case 99/Estadão e coletivos criam hub de conteúdo e levam informação de qualidade às periferias
Projeto Especial
Gerdau – case Gerdau apresenta o novo Palco Mundo do Rock in Rio (com as agências DM9, Global AD e FSB Comunicação)
Agências-Butiques
Mídia Corporativa
Prefácio Comunicação – case Revista multiplataforma Histórias de Sucesso (para o Sebrae Minas)
Campanha de Comunicação
Fresh PR – case Era Golpe Não Amor (para a Hibou Monitoramento de Mercado e Consumo)
Comunicação Digital
Conteúdo Comunicação – case Museu do Ipiranga: um novo Museu para o Brasil (para o Museu do Ipiranga)
Comunicação Integrada
Owly – case Racismo, o vírus da desigualdade estrutural (para o Centrum / Botafogo de Futebol e Regatas)
Comunicação Interna
Quintal 22 – case Mês da Segurança Nutrien (para a Nutrien)
Evento de Comunicação
Fresh PR – case Kindle 10 anos no Brasil (para a Amazon Brasil)
Pesquisa de Comunicação
Fresh PR – case Era Golpe Não Amor (para a Hibou Monitoramento de Mercado e Consumo)
Projeto Especial
Casa9 Agência de Comunicação – case Árvore ameaçada de extinção pede refúgio na Embaixada da Noruega (para Agência África /Articulação dos Povos Indígenas do Brasil)
Relacionamento com Influenciadores
Marqueterie Agência de Comunicação – case Mionetto (para a Mionetto)
Assessoria de Imprensa / Relacionamento com a Mídia
Conteúdo Comunicação – case Um novo museu para o Brasil (para o Museu do Ipiranga)
Grandes Agências
Mídia Corporativa
RPMA Comunicação – case Toyotacast, o podcast da Toyota (para a Toyota)
Campanha de Comunicação
FleishmanHillard Brasil – case Campanha de influenciadores aumenta conscientização de filme para promover o Mês do Orgulho LGBTQIA+ (para o Mercado Livre)
Comunicação Digital
CDN Comunicação – case Hora de tomar vacina (para a Pfizer)
Comunicação Integrada
Ketchum – case No Maio Roxo, campanha Siga Sem Pausa mobiliza mais de 235 milhões de brasileiros (para a Janssen)
Comunicação Interna
CDI Comunicação – case Dashboard Brasilprev (para a Brasilprev)
Evento de Comunicação
JeffreyGroup – case Outback feat. MasterChef (para o Outback Steakhouse Brasil)
Pesquisa de Comunicação
Ketchum – case Always no combate à pobreza menstrual (para a Always)
Projeto Especial
Ketchum – case 22 Vozes: Aceleradora P&G Social (para a P&G)
Relacionamento com Influenciadores
RPMA Comunicação – case Como marketing de influência pode ampliar a exposição da marca e gerar conversão (para a Star Trek)
Assessoria de Imprensa / Relacionamento com a Mídia
RPMA Comunicação – case Toda a vida importa (para a Arteris)
Premiações Especiais
Destaque do Ano
LLYC
Case do Ano – Organização Empresarial e Pública do Ano
Instituto Butantan – case Combate a fake news
Case do Ano – Agência-Butique
Casa9 Agência de Comunicação – case Árvore ameaçada de extinção pede refúgio na Embaixada da Noruega
Case do Ano – Grande Agência
Jeffrey Group – case Outback feat. MasterChef
Organização Empresarial e Pública do Ano
Gerdau
Agência-Butique do Ano
Fresh PR
Grande Agência do Ano
Ketchum