Os organizadores do Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde e Bem-Estar reservaram uma surpresa para o evento de premiação, realizado nesta quinta-feira (9/9): a homenagem ao Consórcio de Veículos de Imprensa, que supriu a ausência oficial de informações do governo sobre a pandemia com uma coleta própria e paralela de informações oficiais junto às secretarias estaduais de Saúde de todo o Brasil.
Foi graças a esse consórcio que a sociedade brasileira pode acompanhar e continua acompanhando a evolução da crise sanitária que até esta premiação já havia provocado a morte de mais de 580 mil brasileiros.
“Desde fevereiro de 2020, com início da pandemia de Covid, mais uma vez os jornalistas provaram ser verdadeiros companheiros de batalha na missão de promover saúde em todos os aspectos, com informações confiáveis e um lastro na ciência”, destacou Sidney Klajner, presidente da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein. “Se nós chegamos até aqui com grande parte da população bem informada e também vacinada, é por conta da soma de esforços de organizações e profissionais de saúde e também da imprensa. Nós temos um profundo respeito e agradecimento pela dedicação diária e ininterrupta, com quem também eu tive o privilégio de conviver, informar e também de aprender. Vocês são profissionais que arriscaram a própria saúde física e mental em prol da informação e da vida”.
Os seis veículos que compõem o Consórcio foram destacados e receberão nos próximos dias o Troféu Especial de +Admirados da Imprensa de Saúde e Bem Estar, num reconhecimento que os coloca num patamar à altura do que têm feito os próprios profissionais de saúde e de outras atividades que também se desdobraram para enfrentar os riscos da contaminação para manter o País em funcionamento e abastecido.
Compõem o consórcio os veículos Extra, Folha de S.Paulo, G1, O Estado de S. Paulo, O Globo e UOL.
Confira a íntegra da premiração.