
A Luminate, organização filantrópica global, fez uma pesquisa sobre o consumo de notícias durante a pandemia de coronavírus. Os resultados indicam que, no Brasil, 65% dos leitores de veículos digitais aumentaram o consumo de notícias nesse período. Outros dados relevantes são que 92% dos participantes acessam notícias em meios digitais ao menos duas vezes por semana, e 83% dizem acessar notícias ao menos uma vez ao dia.
O estudo levou em conta respostas de cerca de 8.500 pessoas em Argentina, Brasil, Colômbia e México. No caso do Brasil, aproximadamente 59% de todo o conteúdo jornalístico consumido são de plataformas digitais, o que evidencia o crescente domínio do meio digital como fonte primária de informação.
Os resultados também indicam que 16% dos brasileiros pagam por pelo menos uma assinatura digital de serviços de notícias. O número ainda é baixo, mas está à frente dos índices de países como, por exemplo, Reino Unido (8%) e Alemanha (10%). Além disso, cerca de 26% dos participantes no Brasil afirmaram que estão dispostos a fazer doações voluntárias a veículos digitais.