O Sindicato dos Jornalistas de SP promoverá nesta quarta-feira (15/4) quatro assembleias com jornalistas da capital paulista para discutir a possibilidade de suspensão temporária de contratos de trabalho e a redução de até 70% no salário por causa do impacto do novo coronavírus.
As reuniões ocorrerão remotamente e têm como objetivo dar uma resposta ao sindicato patronal, que apresentou aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho com o Sindicato dos Jornalistas para autorizar as empresas a aplicarem as MPs 927 e 936 e suspender pontos da CCT, como a multa por atraso no pagamento dos salários.
Em nota, o Sindicato manifestou oposição às medidas previstas nas MPs, que, “num momento de crise humanitária, precarizam as relações de trabalho e reduzem o rendimento dos trabalhadores. Os jornalistas, cuja atividade é considerada “essencial” no combate à pandemia, vivem uma situação de trabalho intenso, com jornadas extensas – e muitos ampliando o risco de contágio para realizar suas pautas. Nesta situação, falar de redução de salários parece ainda mais fora de propósito”.
Confira a agenda das sessões:
- 11h: Grupo Estado
- 12h: Grupo Folha
- 13h: Editora Globo, Valor e Globo Condé Nast
- 14h: Editora Abril, Editora Caras e demais jornalistas
Confira mais informações e orientações para participar das assembleias.