A Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom) realizou em 25/8 eleição para a escolha de sua nova diretoria. O pleito foi com chapa única, Mercado Forte, liderada por Daniel Bruin, da XCOM, que tem como vice-presidente Zé Schiavoni, da Weber Shandwick, e Carina Almeida, da Textual, como secretária-geral.
Além deles, integram a nova diretoria Renato Salles, da FSB, como diretor de assuntos legais e Ana Julião, da Edelman, como diretora de finanças. No conselho fiscal estão Vitor Fortes, da In Pacto, Claudia Zanuso, da Duecom, e Beth Garcia, da Approach, tendo Gustavo Diamantino, da Press-à-Porter, como suplente. Na nova configuração de governança da Abracom, o grupo integra o conselho gestor.
A diretoria eleita nomeará para diretorias não estatutárias nas áreas de relações institucionais e governamentais, capacitação profissional, dados e parâmetros de mercado, expansão e mobilização e outros cargos dedicados à execução de um plano de trabalho, que tem como pontos centrais a melhoria do ambiente de negócios, ética e diversidade, e relacionamento institucional.
A nova gestão vai se encerrar em 2022, ano em que a Abracom completará 20 anos de fundação, representando um mercado que movimenta mais de R$ 2,5 bi ao ano e emprega cerca de 17 mil profissionais. A posse da nova diretoria já foi realizada no encerramento da assembleia. As diretorias estaduais de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, São Paulo e Rio Grande do Sul serão eleitas nos próximos dois meses em plenárias dos associados locais.