Os medos, tensões e angústias de quem enfrentou duas cirurgias, 33 sessões de radioterapia e seis ciclos de quimioterapia em menos de um ano, são narrados em primeira pessoa no livro Aluno da tempestade – As lições da maior batalha de minha vida e como elas podem ensinar você (Citadel), de Daniel Scola.
Em 2021, no auge de sua carreira, o jornalista descobriu um meduloblastoma, tumor maligno raro na cabeça que afeta o equilíbrio do corpo e, em seu caso, também a fala. “Nas páginas desse livro, você vai ler histórias tristes, emocionantes e de redenção. Me emocionei muito ao relembrar tudo que passei, da transição de um sujeito plenamente saudável para um homem desacordado, numa cama de UTI hospitalar e com uma sonda entrando no nariz”, lembra Daniel.
Neste lançamento, Scola vai além da luta pela saúde física e faz um resgate dos momentos que marcaram a carreira como jornalista. Entre as memórias divididas com os leitores estão a entrevista com Francisco de Assis Pereira, o Maníaco do Parque e o encontro com Papa Francisco, exatos 10 anos após a cobertura do conclave que escolheu o argentino para o cargo máximo da Igreja Católica.
Com inspiração no estilo narrativo inspirado em grandes nomes da literatura, como o poeta Carlos Drummond de Andrade e o dramaturgo William Shakespeare, o jornalista acrescenta ao livro pitadas da própria personalidade ao presentear o leitor com trechos de músicas e incorporar analogias de clássicos da literatura aos próprios relatos. Por exemplo, o terremoto no Chile, em 2010, e o consequente abandono do país, que são comparados ao Inferno descrito por Dante Alighieri em A Divina Comédia.
Entre os raios e trovões que transformaram a vida do jornalista em uma imensa tempestade, o gaúcho compartilha os aprendizados que fizeram com que o “velho Scola” ficasse para trás, para que um novo tomasse lugar. Esta obra é mais do que um intenso relato sobre o enfrentamento de um câncer na cabeça. Para o autor, a possibilidade de ajudar alguém por meio do livro, equivale a receber um Prêmio Esso.
Há 20 anos no Grupo RBS, Daniel Scola foi repórter da RBS TV, apresentador do Gaúcha Atualidade e atualmente é colunista de Zero Hora, onde também mantem um quadro de indicações de livros no Instagram da publicação.