Danielle Afif, editora e colunista do jornal A Cidade, de Angra dos Reis (RJ), recebeu uma ameaça de morte supostamente enviada pelo Comando Vermelho. Segundo relato dela, a ameaça foi entregue em 19/7 em seu escritório através dos Correios.
Ela recebeu uma carta, escrita à mão, que diz que sua morte foi encomendada por R$ 50 mil, além de detalhes sobre um monitoramento contínuo e uma reunião para planejar o crime. A jornalista registrou Boletim de Ocorrência. No depoimento à Polícia Civil do Rio de Janeiro, Afif afirmou que as ameaças na carta são uma represália ao seu trabalho como jornalista, denunciando crimes e injustiças na região onde trabalha.
O Sindicato dos Jornalistas do Estado do Rio de Janeiro e a Fenaj solicitaram celeridade na proteção a Afif e nas investigações do crime.
“Reiteramos nosso repúdio a qualquer forma de intimidação e violência contra jornalistas”, escreveram as entidades em nota conjunta. “O trabalho de Danielle Afif é um exemplo de coragem e compromisso com a verdade, essencial para a manutenção de uma sociedade democrática e informada. Exigimos das autoridades competentes uma investigação rigorosa e a garantia de proteção à vida de Danielle e de sua família”.