O DCI circulou em 8/9 com novo projeto gráfico e editorial, que inclui mudança de formato de standard para berliner, de logomarca e de cadernização. Segundo o diretor de Redação Roberto Lira, há dois meses no cargo, os principais objetivos das mudanças são tornar o jornal mais forte junto ao seu público-alvo prioritário (profissionais liberais e dirigentes de pequenas e médias empresas), conquistar novos leitores e fazer com que ele se integre cada vez mais aos outros veículos do Grupo Sol Panamby (rede de rádios Novabrasil FM, TVB Record Campinas e TVB Band Litoral). “Precisamos estar cada vez mais junto do nosso leitor em questões cruciais para ele, como carga tributária e mudanças em políticas públicas”, afirma Lira. O projeto gráfico e editorial leva a assinatura da consultoria espanhola Cases i Associats, que nele trabalhou no último ano e meio, mas integra um estudo mais amplo, iniciado há quase dois anos pela Resultado Consultoria, que envolveu extensa pesquisa para definir o caminho que o jornal iria seguir. Lira diz que a opção pelo formato berliner foi para permitir um visual mais forte e melhor manuseio: “Hoje, como o tempo do leitor é escasso, precisamos ir direto ao ponto, coisa que o novo formato favorece. Daí também o novo slogan do jornal, Vamos ao que interessa. As matérias são mais diretas, trabalhamos com unidades de informação e entradas por pontos importantes”. “Fazemos a pauta mais cedo e temos a definição do dia no meio da tarde” O caderno de Economia do novo DCI aborda os principais fatos sobre Política Econômica e a editoria Negócios reúne reportagens sobre Indústria, Comércio e Serviços. Foram mantidas as de Política, Legislação e Tributação, Internacional e Finanças, assim como o caderno São Paulo, tradicional para o público paulista. Opinião fica na página 2, com ilustrações a bico de pena; Em Destaque, na 3, traz a matéria de capa mais trabalhada. A última traz a seção DCI Últimas e espaço para o leitor. O jornal também ganhou páginas temáticas: Finanças Pessoais (na 2ª.feira); Sustentabilidade (3ª), incluindo aplicações sustentáveis e como negócio; Gestão e Carreira (4ª), com a gestão no dia a dia; Inovação e Tecnologia (5ª), tendo como foco aplicações práticas; e Perfil (6ª), com histórias de sucesso de empreendedores. Também nesse dia sai o DCI+, com notícias sobre cultura, lazer, entretenimento, comportamento e consumo. O projeto implicou investimentos para mudar também o visual do portal e torná-lo mais integrado ao jornal. “Para isso, diz Lira, agora fazemos a pauta mais cedo e temos a definição do dia no meio da tarde. As mudanças na redação em função disso foram pontuais”. O público tem acesso ao conteúdo total do portal fazendo apenas um cadastro. Nessa nova fase, o jornal terá tiragem de 40 mil exemplares até meados de 2015, com aumento dos repartes para Rio e Brasília. Rubens Pedretti, diretor executivo, enfatiza o papel da ANJ na valorização da mídia jornal ao afirmar que o objetivo das mudanças é fazer do DCI grande catalizador de conteúdo para que a Sol Panamby passe a atuar realmente como um grupo de comunicação: “Investimos em jornalismo independente, mas também numa área comercial nova, com ênfase em web. E temos um grande potencial de crescimento, pois tudo na vida tangencia economia. Como nosso conteúdo é acessível, todo mundo ganha. Queremos ser um dos maiores jornais de Economia do País, falando a língua dos empreendedores”.