Apesar do frio, muita gente já chegou aos EUA para o Salão de Detroit. Para a imprensa, o evento começou neste domingo (13/1) e se estende nesta 2ª.feira em preview exclusivo. As portas se abrem ao público no outro sábado (18/1), assim seguindo até 26 de janeiro. Antes disso, haverá, ainda, dois dias destinados à indústria (15 e 16/1) e um dia aberto à beneficência (17/1). Entre os brasileiros que partiram para cobrir o evento, Gilberto Leal (Zero Hora), Roberto Nunes (A Tarde) e Fernando Miragaya (CARROetc, de O Globo). “Com a recuperação da economia dos EUA, superada a crise provocada pela bolha imobiliária em 2008, o crescimento da venda de veículos e o bom momento das três grandes montadoras locais, o Salão de Detroit promete voltar aos bons tempos”, comenta Leal. “O segundo maior mercado do planeta mobiliza também os fabricantes estrangeiros como os europeus e asiáticos. Também deverão ser divulgadas mais informações sobre a compra do restante das ações da Chrysler pela Fiat, que deverá ter reflexos na operação brasileira da ítalo-americana”. Além de produzir material para os veículos impressos e digitais da RBS, ele fará reportagens sobre o evento para o Carros & Motos, da TVCOM. Roberto Nunes publica as novidades já na edição da próxima 4ª.feira (15/1) de A Tarde (www.atarde.com.br/motor), com informes via twitter pelo @nunesautobrasil e @classiautos. O jornal terá um especial sobre o salão, que sairá em 22 de janeiro. “Detroit sempre surpreende e vou ficar atento aos carros-conceito e os modelos que podem chegar logo, logo no Brasil”, comentou. “O brasileiro geralmente quer esse tipo de informação”. Fernando Miragaya, outro que parte para as (hoje congelantes) terras americanas, terá quatro páginas editoriais para o evento: “A gente sempre fica na expectativa de carros que vêm para o Brasil. Por alguns anos, Detroit tinha poucas estreias que diziam respeito ao nosso mercado, mas isso mudou de uns tempos para cá. Acho que este ano teremos muitos modelos que virão para o País não só de segmentos ‘normais’, mas também aqueles carrões ‘de sonho’”. Veículos não credenciados que queiram obter mais informações sobre o evento podem contatar Joe Rohatynski ou Marc Harlow, pelo +1-517-579-0789.