Para marcar o lançamento da campanha Rumo aos 200 Anos, em 2025, o Diário de Pernambuco ganhou na edição de 15 e 16/2 um novo projeto editorial e gráfico. O DP é o jornal mais antigo do Brasil e da América Latina a poder alcançar esta marca. O jornal passou por muitas crises nos últimos anos e esteve perto de fechar. Foi comprado recentemente por um grupo de advogados, que constituíram um Comitê do Bicentenário, com representantes do jornal e da sociedade civil, para propor reportagens, projetos e ações a partir deste ano para marcar a data.
A base do projeto e da reformulação é um trabalho de consultoria realizado por Roberto Gazzi, profissional com passagens por O Estado de S. Paulo, onde foi editor-chefe e diretor de Desenvolvimento Editorial, e Folha de S.Paulo. Atua hoje como consultor de empresas de mídia, após ter sido diretor executivo do Correio, da Bahia.
Além das mudanças editorial e gráfica, a consultoria que fez para o Diário também reorganizou a estrutura da Redação, com remanejamento de profissionais e implantação de um novo modelo de operação. “Estas mudanças são importantes para reposicionar a marca neste momento tão desafiador para o jornalismo tradicional”, afirma Gazzi. Com o avanço da era digital, em todo o mundo os jornais enfrentam dificuldades e desafios para adaptar-se aos novos tempos.
“Estou contente com os resultados da consultoria”, disse ele a J&Cia. “Sem recursos extras e trabalhando com o competente pessoal interno, fizemos as reformas e lançamos o projeto, importante para a sobrevivência do jornal, um dos mais premiados do País segundo o ranking do J&Cia, uma instituição de Pernambuco e do Brasil, e que tem de ser apoiado em sua luta para chegar ao bicentenário. Mais feliz ainda com a repercussão. Como disse uma leitora, ‘ficou lindo demais, dá super pra perceber as mudanças, mas nāo faz o leitor estranhar’. Era tudo o que eu queria. Como disse: ‘Jornal é hábito, por isso as mudanças sāo sutis, mas marcantes”. Confira detalhes das mudanças.