Empresa nasce com quase 30 profissionais
Diego Escosteguy (ex-Infoglobo) lança em 8/10 a startup de jornalismo e tecnologia Vortex Media. Com foco em política, justiça e dados, o serviço será exclusivo para assinantes e contará, inicialmente, com uma equipe de 29 profissionais, sendo 23 jornalistas.
Integram a equipe, entre outros, Flávia Tavares (ex-Estadão e Época), Leandro Loyola (ex-Época e Veja), Leonardo Mendes Junior (ex-Gazeta do Povo) e Alexandre Orrico (ex-Folha de S.Paulo e Buzzfeed).
Segundo Diego, o projeto começou a ganhar vida quando ele deixou o cargo de editor executivo do Infoglobo, em agosto de 2018, após atuar na integração do Extra, Época e O Globo. “O Vortex é um sonho antigo de fazer jornalismo sério, com interesse público e adaptado ao mundo”, diz ele, que visitou várias empresas de mídia nos EUA e na Europa para definir o modelo da nova plataforma de notícias.
Na apresentação do site, ele resume as grandes metas do Vortex: “Um veículo que pretende elevar nosso jornalismo para que nosso jornalismo possa elevar nossa democracia. Criamos um modelo inovador para cumprir essa missão. Chama-se ‘jornalismo em movimento’. Ele alia independência, imparcialidade, rigor, espírito crítico e equilíbrio na busca dos fatos de interesse público com transparência radical de métodos e intenções. Essa transparência pressupõe uma conversa franca e constante com o leitor. Nosso jornalismo não acabará quando publicarmos uma reportagem. Ele começará. Ganhará vida e significado por meio da participação crítica de todos. Nosso diálogo permanente enriquecerá ou corrigirá nossa interpretação dos fatos”.