Estreia nesta quinta-feira (2/4) o documentário Verissimo, sobre a vida do músico, escritor e jornalista Luís Fernando Verissimo. O filme, produzido por Sobretudo Produção, Lacuna Filmes e Canal Brasil, explora as obras literárias e o cotidiano do escritor gaúcho em 2016, quando ele comemorou 80 anos.
A equipe de filmagem mergulhou no cotidiano do escritor durante um mês e acompanhou sua rotina enquanto o aniversário se aproximava. Com direção de Angelo Defanti, a produção foi exibida na Mostra Competitiva de Longas Brasileiros, no Festival É Tudo Verdade 2024, evento internacional de exibição de documentários.
“A proposta inicial era ter os últimos 15 dias de 79 anos de um homem e os primeiros 15 de 80”, revelou Angelo. “Na montagem, vimos que o dia do aniversário em si era o inevitável clímax da história − guardadas as devidas proporções − que um sujeito pacato consegue viver”.
A relação entre os dois começou quando o diretor da obra ainda era universitário e produziu Maridos, Amantes e Pisantes, filme que chamou a atenção de Verissimo: “Chegou a mim a notícia de que ele tinha gostado do curta”.
O cineasta cita ainda a timidez do jornalista, contrastante tanto com a personalidade extrovertida da esposa, Lúcia, quanto com a natureza “irreverente” de seu trabalho, o que provoca interesse pelas diversas nuances da mente do escritor.
Leia também: Justiça do PR censura reportagem de Aos Fatos sobre abuso infantil no Telegram