Recém-nomeado diretor-presidente da EBC, Américo Martins informou ao Portal dos Jornalistas que seu primeiro grande desafio à frente da empresa seria aumentar a relevância e a audiência de suas oito emissoras de rádio e duas de tevê. A estratégia? Melhorar e ampliar a distribuição do material da Agência Brasil, criar novos programas jornalísticos e de entretenimento mais plurais e inclusivos, e investir em transmissões esportivas, além de recuperar a Rádio Nacional. Ao que parece, pelo menos esses dois últimos pontos já começaram a sentir as mudanças de estratégia, com a contratação de Claudio Carsughi, que se soma à equipe de comentaristas do grupo. Afastado das rádios há cerca de quatro meses, após seu desligamento da Jovem Pan, emissora onde atuou por 58 anos, ele estreou no último fim de semana comentando a partida entre Corinthians e Cruzeiro, pelo Campeonato Brasileiro, na Rádio Nacional, e participou de um debate esportivo na TV Brasil. Além disso, nesta 2ª.feira (24/8) passa a integrar o quadro de comentaristas de No Mundo da Bola, que vai ao ar de 2ª a 6ª.feira, das 20h04 às 21h, pelas rádios Nacional Rio, Nacional de Brasília, Nacional da Amazônia e Nacional do Alto Solimões, com apresentação de Carlos Borges e comentários de Waldir Luiz, André Luís Mendes e Pedro Pontes. Como o programa é gravado no Rio de Janeiro, Claudio já montou um estúdio próprio em casa, de onde participará também das transmissões dos jogos. “Fico muito satisfeito com essa nova oportunidade, principalmente por ter sido procurado, o que pessoalmente me deixou muito satisfeito pelo reconhecimento à minha carreira”, destacou Carsughi. “Um diretor da EBC aqui em São Paulo me ligou, explicou o projeto e perguntou se eu teria interesse em participar dele. Achei a ideia e a proposta bastante interessantes e acertei então o meu retorno ao rádio e à tevê”. Apesar da particiação do programa no domingo pela TV Brasil, seu retorno fixo a essa plataforma ainda não tem data definida. A ideia da emissora é que a partir de janeiro de 2016 Carsughi passe a atuar também em um programa pela TV Nacional: “Em um momento de crise como este, encontrar um conglomerado de rádio e tevê que resolve investir em jornalismo dá até um alento para o futuro”.