A agência de conteúdo Eco Nordeste venceu o Grande Prêmio Nacional BNB de Jornalismo 2023, realizado pelo Banco do Nordeste (BNB), com a série de reportagens Caravana Nordeste Potência, de autoria de Maristela Crispim, editora-chefe da Eco Nordeste, fotografia de Alice Sales e arte de Flavia P. Gurgel.
Os vencedores foram anunciados em 27/7, durante o 29º Fórum Banco do Nordeste de Desenvolvimento, em Fortaleza. Neste ano, o Grande Prêmio, que representa a categoria Nacional da premiação, vencida pela Eco Nordeste, tinha como tema “a importância do Jornalismo para o desenvolvimento regional”.
A série premiada, com seis reportagens no total, aborda o Plano Nordeste Potência, iniciativa que incentiva o desenvolvimento verde, a recuperação do passivo socioambiental e a ampliação das fontes de energia renovável de forma justa e inclusiva na Bacia do Baixo São Francisco e no restante do Nordeste.
As reportagens são fruto da cobertura da Caravana Nordeste Potência, na qual participaram Maristela Crispim e Alice Sales, a convite do Instituto ClimaInfo. A expedição percorreu mais de 2.800 quilômetros, entre 29 de agosto e 9 de setembro de 2022, por diversos municípios de Alagoas, Bahia e Pernambuco, com o objetivo de compreender o processo de construção da Bacia do Baixo e Submédio São Francisco e como a região pode se desenvolver de forma menos impactante.
O BNB entregou outros cinco prêmios nacionais e onze estaduais, além de um prêmio extrarregional e um prêmio universitário.
Na categoria Texto, o trabalho vencedor foi a reportagem Pimenta rosa capixaba conquista o mundo e pode ganhar Indicação Geográfica, de Leandro Fidelis e Fernanda Zandonadi, publicada no Anuário do Agronegócio Capixaba (Guaçuí – ES).
Em Fotografia, a imagem premiada foi Ceará ocupa a terceira maior geração de energia renovável do Nordeste, de Francisco Sampaio Fontenelle, para O Povo (Fortaleza).
Na categoria Áudio, o prêmio foi para Marcos Thomaz, Fernanda Gonçalves, Marcos Pak e João Lira, com a série especial Na Paraíba o agro não é pop, não é tech, mas é tudo… para muitos, da Rádio Tabajara (João Pessoa).
Em Audiovisual, a reportagem vencedora foi Vaqueiros do Sertão da Bahia – uma cultura que se mantém viva de geração em geração, da TV Globo-SP.
E na categoria Projetos Multimídia, o trabalho vencedor foi o Especial Cariri Pré-Histórico, de O Povo (Fortaleza).
Confira a lista completa dos vencedores.