No Brasil, a agência opera desde 1997
A Edelman, integrante do Grupo DJ Edelman, chega neste 1º de outubro a 70 anos de existência, fundada que foi por Dan Edelman, em Chicago, no ano de 1952. Está entre as quatro mais antigas agências de PR ainda em atividade no mundo. Sua expansão para além-fronteiras americanas iniciou-se com a abertura de escritório em Londres, em 1967, seguindo-se China em 1986 (Hong Kong) e Beijing (1994), México em 1995 e Brasil (São Paulo) em 1997, entre outros mercados.
Primeira agência de PR no mundo a chegar aos 1 bilhão de dólares de faturamento, no último exercício, a Edelman tem entre seus marcos institucionais o lançamento da Edelman Digital em 1995; do Trust Barometer (estudo global sobre confiança nas instituições) em 2000 – que passou a incluir dados brasileiros a partir de 2012; do Grupo Zeno (sua segunda marca) em 2004 – que chegou ao Brasil em 2013; do Edelman Data & Intelligence (DxI) em 2019; e da Edelman Global Advisory em 2021.
O grupo soma, atualmente, seis mil colaboradores, em 66 escritórios de 28 países.
Trust Barometer especial mede o poder de influência das novas gerações
Na semana de celebração do jubileu de platina, a agência lançou o Relatório Especial Edelman Trust Barometer 2022: A Nova Dinâmica da Influência, que revela o poder de influência da Geração Z e Z adulta 14/18 a 26 anos sobre os mais velhos tanto na compra de produtos quanto no ativismo de marca. O estudo ouviu mais de 13.700 pessoas maiores de 18 anos e mais de 6.700 entre 14 e 17 anos em 14 países, inclusive Brasil, com sondagens online de 13 de maio a 6 de junho de 2022.
Para 62% dos entrevistados no Brasil, adolescentes e jovens influenciam o que os mais velhos compram, nos produtos que usam, no modo de fazerem as compras, na avaliação de quão ecológicas ou diversas as marcas que consomem devem ser e se elas devem se posicionar sobre questões relevantes para a sociedade, entre outros pontos.
Saiba mais aqui e acesse o estudo completo aqui.