ESIP Responsive Consulting oferece às empresas de comunicação das Américas um serviço de busca de respostas às questões que mais preocupam a indústria. Eduardo Tessler, do Mídia Mundo, é o coordenador
A Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), que reúne 1.300 empresas de comunicação das Américas do Sul, Central e do Norte, está lançando um projeto de apoio aos membros: a SIP Responsive Consulting. A ideia é facilitar um momento de reflexão sobre os problemas internos dos sócios, buscando soluções adequadas e um caminho para o crescimento. Para criar o serviço, a entidade partiu do princípio de que a transformação da indústria a partir da digitalização e da mudança de comportamento da audiência exige um novo plano de ação para reforçar a qualidade do jornalismo e a busca de novas receitas.
“Vimos que os problemas dos nossos sócios eram muito semelhantes, mas com algumas particularidades que não poderiam ser resolvidas apenas com seus executivos assistindo a palestras em nossas reuniões”, observa Ricardo Trotti, diretor-executivo da SIP. A solução, então, foi buscar um novo serviço da associação, unindo especialistas de vários países – muitos deles trabalhando regularmente em veículos membros. Para organizar a consultoria, a entidade convidou o brasileiro Eduardo Tessler, que há mais de 15 anos atua em consultorias de mídia como a Innovation Media e o Mídia Mundo – do qual é sócio-diretor.
Tessler já era presença constante nos encontros da SIP, por isso a escolha. A primeira missão do brasileiro foi identificar especialistas nos mais variados temas do dia-a-dia de uma empresa de comunicação. “Consegui atrair para o grupo o editor-chefe do jornal líder da Colômbia, o maior especialista em estratégia digital da Espanha, a diretora de redes sociais de uma importante cadeia de TV dos EUA e ainda um dos melhores designers de jornal do mundo”, comemora Tessler. O grupo de consultores já conta com 15 profissionais, acionados de acordo com a natureza de cada projeto.
A SIP Responsive Consulting será lançada oficialmente na reunião da que a SIP realizará de 29 a 31/3, em Cartagena (Colômbia). Mas o serviço já está disponível em fase beta – segundo Tessler, já há três solicitações em andamento. A iniciativa está ligada ao Instituto de Imprensa da entidade, cujo objetivo é melhorar o desempenho dos membros.
“A metodologia desse projeto de consultoria é a de muita busca de informação através de documentos, entrevistas e vivência no veículo, análise, troca de ideias e, ao final, construção de um Plano de Ação para resolver o que não está adequado”, diz ele. “Tudo isso de forma rápida, entre dois e cinco dias – dependendo do tamanho da empresa. A aplicação desse Plano de Ação – depois de aprovado e pactuado – já passa a ser Fase 2 do projeto, com outros prazos”
Apesar de assumir a coordenação do projeto, Tessler segue em paralelo com seu projeto próprio de consultoria, com o Mídia Mundo.
Os contatos podem ser feitos pelo [email protected] ou [email protected].