Eliane Brum, a +Premiada jornalista de 2021 e da história, em eleição do Jornalistas&Cia, junta-se a outros profissionais especializados na cobertura da Amazônia para lançar em 13 de setembro o site Sumaúma, veículo trilíngue (português, espanhol e inglês) sediado em Altamira, no Pará.
A iniciativa foi desenvolvida em parceria com Jonathan Watts, editor global de meio ambiente do The Guardian, que vive na Amazônia desde o ano passado. Também fazem parte da equipe Carla Jimenez, ex-diretora do El País no Brasil; Talita Bedinelli, ex-editora do El País Brasil; e a jornalista peruana Verônica Goyzueta, que há muitos anos é correspondente internacional no Brasil e se mudará para Altamira.
O veículo focará na cobertura de fatos sobre a Amazônia. Além da produção jornalística, a iniciativa pretende firmar parcerias com veículos estrangeiros e terá um laboratório para contribuir com a formação de jornalistas que moram na Amazônia, e um conselho composto em sua maioria por lideranças da floresta, que definirá os rumos da cobertura sobre a região.
Em vídeo publicado em suas redes sociais, Eliane explicou a iniciativa: “O Sumaúma é uma plataforma global de jornalismo direto do Centro do Mundo. E por que a gente diz que a Amazônia é o Centro do Mundo e não Washington? Porque se a floresta morrer, nosso futuro pode morrer com ela, e esse futuro está perigosamente perto do presente. (…) O Sumaúma busca ‘amazonizar’ o jornalismo global. É nossa resposta ao tempo de urgência no campo do jornalismo. Uma resposta à emergência do momento limite que vivemos”.
Gentes queridas. Venho aqui contar o que criei junto com jornalistas que admiro. Sumaúma, a primeira plataforma global de jornalismo direto da Amazônia Centro do Mundo, com sede em Altamira. Jornalismo feito a partir do olhar dos povos-floresta. Sigam @sumaumajornal ! pic.twitter.com/UDwqw3rjBb
— Eliane Brum (@brumelianebrum) August 19, 2022
Siga o Sumaúma nas redes sociais.