A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) realizou ao longo de 2021 um monitoramento de ataques com viés de gênero a jornalistas. Segundo os dados obtidos, de janeiro a dezembro deste ano, mulheres jornalistas foram agredidas, ofendidas, intimidadas e ameaçadas enquanto exerciam a profissão em 75 episódios, média de seis ataques por mês.

Ao todo, foram 59 vítimas, sendo que quase 35% do total de ataques usaram o gênero, a sexualidade ou a orientação sexual como justificativa/ferramenta de ataque.

Em 60 % dos casos analisados pela Abraji, os agressores utilizaram discursos estigmatizantes, que tentavam descredibilizar as vítimas, com o uso de termos como “militante”, “jornazista”, “lixo” e “comunista”. Em quase 30% das agressões, foram utilizadas palavras sexistas e expressões misóginas contra as comunicadoras (“vagabundas”, “putas”, “biscates”, “feias”, “velhas”, “burras”, “loucas”, entre outras).

A entidade destaca agressões a Daniela Lima, da CNN Brasil, vítima de sete ataques, todos envolvendo discursos estigmatizantes. Em quatro episódios, os agressores foram atores estatais, como o vereador Carlos Bolsonaro; os deputados federais Carlos Jordy e Eduardo Bolsonaro; o presidente da Fundação Palmares, Sérgio Camargo; o assessor especial do presidente Jair Bolsonaro, Tercio Arnaud Tomaz; e o próprio presidente que, em junho, a chamou de “quadrúpede”, durante entrevista em frente ao Palácio do Planalto.

Carla Vilhena, também da CNN, foi vítima de diversos ataques após comentar a falta de máscaras entre afegãos que tentavam fugir de Cabul após o retorno do Talibã. Suas falas foram descontextualizadas, e milharem de postagens a chamaram de termos como “militante”, “esquerdista”, “burra” e “pandeminion”.

O monitoramento faz parte do projeto Violência de gênero contra jornalistas, iniciativa da Abraji em parceria com Mulheres Jornalistas, Instituto Patrícia Galvão, Fenaj, Gênero e Número, CPJ e Repórteres sem Fronteiras, com financiamento da Unesco. Confira o projeto aqui.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments