Criado a partir do sucesso da pesquisa dos +Admirados Jornalistas Brasileiros, promovida pela primeira vez em 2014 por Jornalistas&Cia, a eleição dos +Admirados da Imprensa Automotiva restringiu-se a esse segmento, mas em contrapartida ampliou a avaliação para o trabalho desenvolvido “do outro lado do balcão”, nas assessorias e agências que atendem a empresas e entidades do setor automotivo. Divididos em dois grupos, de acordo com a área de atuação, quase dois mil profissionais puderam escolher os mais admirados de sua preferência em três diferentes categorias: Jornalistas, Profissionais de Comunicação/Assessoria de Imprensa e Equipes de Atendimento/Assessoria de Imprensa. O grupo formado por jornalistas que atuam em publicações especializadas do segmento automotivo, ou que prioritariamente abordam o tema em publicações gerais, pôde na primeira fase indicar livremente: cinco jornalistas de redação (exceto a si próprios); cinco profissionais de Comunicação/Assessoria de Imprensa de qualquer empresa ou entidade da área ou agência que atenda a contas nesse segmento; e três equipes de atendimento/assessoria de imprensa. Já o grupo formado por profissionais de Comunicação/Assessoria de Imprensa pôde escolher apenas os cinco mais admirados na categoria Jornalistas. “Definimos esse critério porque, apesar de trabalhar em redações diferentes, jornalistas podem acompanhar todo o trabalho desenvolvido por outros colegas de profissão, o que já não ocorre no meio corporativo, uma vez que a confidencialidade geralmente é um grande diferencial competitivo para as marcas”, explica o editor de J&Cia Auto Fernando Soares. Na segunda fase, mantendo os mesmos critérios, cada eleitor pôde votar novamente nas mesmas categorias, porém desta vez de forma dirigida, apenas nos nomes e equipes que atingiram pelo menos cinco votos na primeira fase e que, com isso, se classificaram para a etapa seguinte. Em cada fase, os eleitores puderam votar apenas uma vez Pontuação – Para a somatória dos resultados finais, foram considerados os números de votos da primeira fase mais os pontos totais conquistados na segunda. Nesta etapa, foi atribuída uma pontuação de acordo com a posição de preferência de cada eleitor (1º colocado: 100 pontos, 2º: 80 pontos, 3º: 65 pontos, 4º: 55 pontos e 5º: 50 pontos). Dessa maneira, Fernando Calmon teve seus 8.075 pontos da segunda fase somados aos 111 votos da primeira, para então atingir o índice de 8.186 pontos. Para não influenciar nos resultados da segunda fase, os votos da primeira não foram divulgados, mas interessados em saber sua pontuação poderão solicitá-la pelo [email protected] ou [email protected]. Próximos resultados – Os demais resultados dos +Admirados da Imprensa Automotiva, nas categorias Profissionais de Comunicação/Assessoria de Imprensa e Equipes de Atendimento/Assessoria de Imprensa, serão divulgados, respectivamente, nas edições 301 (10/4) e 302 (17/4).