O projeto Os cem mais admirados jornalistas brasileiros foi viabilizado pela parceria entre a Jornalistas Editora, que edita J&Cia e este Portal dos Jornalistas, e a Maxpress, empresa do Grupo Boxnet especializada em mailing de imprensa e que também atua na construção de bancos de dados e na gestão de reconhecimento, entre outras atividades. Sob a liderança de Lena Miessva (Jornalistas&Cia) e Magda de Oliveira (Maxpress), as duas empresas organizaram um extenso banco de dados, que reuniu executivos de comunicação de todo o Brasil, com base nos respectivos mailings que mantinham. A junção e atualização desses mailings resultou numa listagem com aproximadamente 2.100 nomes, base da eleição. Nesse grupo estão diretores e gerentes de comunicação das principais empresas brasileiras, sócios e diretores das agências de comunicação e dirigentes de comunicação de empresas e órgãos públicos dos Três Poderes e das esferas federal, estadual e municipal. A eleição foi feita em dois turnos de votação. No primeiro, de livre indicação, cada um desses 2.100 executivos foi convidado a indicar até cinco nomes de jornalistas de sua admiração. Foram quase 500 votos e mais de 700 nomes indicados, dos quais, pela linha de corte definida pelos organizadores, 246 foram indicados finalistas e levados para o segundo turno. No segundo turno, o mesmo colégio foi convidado a escolher, entre aqueles 246 finalistas, os cinco de sua preferência, de 1º a 5º, sendo que o 1º lugar valia 50 pontos, o 2º 40, o 3º 30, o 4º 20 e o 5º 10. Aos pontos obtidos no segundo turno foram somados os do primeiro turno, daí saindo o resultado final, agora apresentado. A participação neste turno final foi maior, chegando a quase 700 votos.