A Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares anunciou nesta 5ª.feira (5/12), durante almoço em São Paulo, os vencedores do Prêmio Abraciclo de Jornalismo 2013. Em sua sexta edição, a premiação reconheceu os principais trabalhos sobre o segmento de duas rodas em oito categorias. Em Televisão, a vencedora foi Juliana Capobianco, da TV Brasil, com Canal motoboy. Ainda nesta categoria, Leandro Mello, do programa Auto Esporte, da TV Globo, recebeu o prêmio de Destaque, com a matéria Ponto de Vista, e Guilherme Greghi, repórter do Auto+, exibido pela TV Bandeirantes, levou a Menção Honrosa pela matéria As Chances da moto sem o ABS. Na categoria Internet, Gian Calabrese, do Portal Moto Adventure, foi a grande vencedora com Fuja das armadilhas, enquanto o prêmio de Destaque ficou com Aldo Tizzani, por CNH: um documento sem valor, e a Menção Honrosa com Roberto Brandão, por ABS: Três letras que salvam vidas, ambos pela Agência InfoMoto. Nas demais categorias, os vencedores foram: Bicicletas – Evelyn Araipe (Revista Vida Simples), com Bicicleta nos extremos; Revista – André Garcia (Revista Cipa), com A dualidade da motocicleta: qualidade de vida x acidente de trabalho ‘in itinere’; Jornal – Roberto Dutra (Extra), com Projeto Especial Segurança; Rádio – Cládio Marcos (BandNews FM/Brasília), com A vida sobre duas rodas; Fotografia – Diego Fernando da Rosa (ABC Domingo/Porto Alegre), com Mais segurança sobre duas rodas; e PIM – Polo Industrial de Manaus – Luciano Abreu (TV Amazonas), com Motos PIM. Além de troféu, os primeiros colocados de cada categoria receberam R$ 6 mil cada. A comissão julgadora do Prêmio Abraciclo 2013 foi composta por profissionais de imprensa, acadêmicos e vencedores da edição anterior. Integraram o time: Alexandre Barbosa, Aloisio Mauricio Ferreira, André Barros, Denise Paiero, Francis Vieira, Juca Rodrigues, Juliana Verboonen, Marcos Camargo, Marcos Rozen, Vagner Magalhães e Wagner Belmonte, com mediação de George Guimarães, Jorge Tarquini e Nelson Nunes. Antes da entrega do prêmio, o presidente da entidade Marcos Fernanian apresentou um balanço do setor este ano, destacando as dificuldades sofridas, como a queda das vendas em todas as regiões do País. Falou também sobre o sucesso da parceria com o Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo e do Salão Duas Rodas. “Este ano batemos recorde de público no Salão, com a visita de 260 mil pessoas. O que observamos é que o resultado das vendas não foi o esperado, mas que o público se interessa pelo assunto”, concluiu.